Mar o seu desaparecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A sociedade vem a defrontar-se com um problema que afecta o mundo, que é a degradação do meio ambiente e a exaustão dos recursos naturais. A escassez da água é um dos principais problemasambientais vividos hoje.
As preocupações com as condições ambientais alcançam o meio social, económico e político, no momento em que os problemas ambientais exigem reflexões sobre a utilização dosrecursos da natureza em todos os países industrializados e em desenvolvimento.
Não é segredo que os recursos hídricos do planeta estão a esgotar-se rapidamente e que, além da poluição dos rios, oconsumo irresponsável e sem fundamento é um factor relevante no processo de redução de água.
Neste trabalho vou falar sobre, a que é considerada uma das maiores tragédias ambientais, a destruição do Marde Aral.

O Mar de Aral, um lago terminal alimentado por dois rios principais, (Sirdaria e Amudaria) forma uma fronteira natural entre Cazaquistão e Uzbequistão. Era o quarto maior lago mundial em1960, hoje está em vias de extinção. A destruição do Mar de Aral é um exemplo do que poderá acontecer a nível planetário se a humanidade continuar a desperdiçar recursos, como a água.
O Mar de Aralganhou notoriedade mundial como uma das maiores degradações ambientais do século XX causadas pelo homem. A União Geográfica Internacional destacou a bacia Aral , como uma das zonas criticas da Terra. Étambém referida como a “Chernobil Calada” uma catástrofe silenciosa que evoluiu lentamente. A redução do Mar de Aral captou a atenção e o interesse de governos, organizações ambientais e dedesenvolvimento, comunicação social nos últimos anos em todo o mundo.

O Mar de Aral antes de 1960.
O Mar de Aral fica situado a aproximadamente 600km do Mar Cáspio. Tinha nele mais de 1.100 ilhas separadaspor lagoas e estreitos apertados, que deram ao mar o seu nome, na língua Kasque, Aral significa “ilha”. O Mar de Aral era, até 1960, o quarto maior lago do mundo, cobrindo uma área de 66 mil...
tracking img