Mar morto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Mar Morto (em hebraico: ים המלח, transl. ? Yam ha-Melah; em árabe: البحر الميت, transl. ? Al Bahr al Mayyit) é um lago de água salgada do Oriente Médio.

Com uma superfície de aproximadamente1050 km², correspondente a um comprimento máximo de 80 quilômetros e a uma largura máxima de 18 km, é alimentado pelo Rio Jordão e banha a Jordânia e a Israel. Nos últimos 50 anos, o Mar Morto perdeu umterço da sua superfície, em grande parte por causa do aumento na captação das águas de seu afluente, Rio Jordão, por parte das autoridades de Israel e Jordânia, única fonte de água doce da região,além da natural evaporação das suas águas. Contudo, os especialistas são de opinião que, dentro de alguns anos, esta perda tenderá a se estabilizar, paralelamente a estudos que levem à sua conservação epreservação; portanto, o desaparecimento do Mar Morto não aconteceria, segundo estes, nem hoje nem no futuro[1].

Atualmente, a contínua perda das suas águas causa uma contínua redução em sua áreae profundidade, relativamente ao nível médio das águas do Mar Mediterrâneo. No ano de 2004, este nível estava próximo de 417 m abaixo do nível médio do Mar Mediterrâneo, o que faz com que seja a maiordepressão do mundo, e a tendência é o aumento deste desnível durante o século XXI.

O Mar Morto tem esse nome devido à grande quantidade de sal por ele apresentada, dez vezes superior à dos demaisoceanos, donde decorre a escassez de vida em suas águas[2][3], havendo apenas alguns tipos de arqueobactérias e algas[4]. Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente,assim que desagua neste lago de água salgada. A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só podem ser encontrados nesta região do mundo. Em termos de concentração, e em comparaçãocom a concentração média dos restantes oceanos em que o teor de sal, por 100 ml de água, não passa de 3 g, no Mar Morto essa taxa é de 30 a 35 g de sal por 100 ml de água, ou seja, dez vezes...
tracking img