Mar morto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mar Morto foi um dos primeiros livros de Jorge Amado que estava passando por um momento dificil do autor que foi quando ele foi preso pela primeira vez por participar da intentona comunista, quandolibertado escreveu o livro com o apoio do editor José Olympio e publicado em 1936 e no ano de sua publicação, o romance recebeu o prêmio Graça Aranha, da Academia Brasileira de Letras. Traduzido para13 linguas Mar Morto foi adaptado para radio, quadrinhos, teatro, e até mesmo televisão, nos reportando a novela Porto dos Milagres, exibida em 2001 pela Rede Globo.
Jorge Amado inicia o romance comuma frase na qual resume-se o livro : " agora eu quero contar as historias da beira do cais da Bahia." E o que seria o narrar da vida de Guma e Lívia, dos marinheiros, até mesmo Iemanja, se nãohouvesse as historias da beira do cais?
O livro conta o romance de Lívia e Guma. Lívia, cuja vida destina- se as terras baianas, mas com afeição pelo mar, e Guma, o típico marinheiro do cais cuja vidapassa-se pelo mar sob cuidados de Iemanjá. Guma foi deixado por sua mãe logo em que nasceu, então seu tio Francisco cria-o sob um saveiro ensinando-lhe as leis do cais. Como todo homem do cais, Gumatorna-se um marinheiro, conhecido por todos no cais após salvar um navio em naufrágio. Guma vive varias histórias em seu saveiro, conhecendo varias mulheres mas foi na festa de Iemanja que conheceu e seapaixonou por Lívia, acreditando que Iemanja a trouxe como uma promessa. há varias personagens que marcam as histórias do cais, como Rosa Palmeirao, Rufino, Esmeralda, velho Francisco, eles conhecemtodas histórias, desde romances, a encantos de Iemanja, ou ainda, a triste espera daquelas mulheres por seus homens que estão no mar, na esperança de que voltem. Passa-se toda a trama, Lívia espera umfilho de Guma , ele compra outro saveiro e se endivida, este fato o levou mais tarde ao contrabando de seda para os Árabes, para tentar sanar suas dividas, e por meio dessas viagens ilícitas que Guma...
tracking img