Maquinas termicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Qual a definição de uma máquina térmica?
São máquinas que transformam energia térmica em mecânica útil. A energia térmica provem duma mistura combustível-ar liberando-se a energia química do combustivel

2) Classifique as máquinas térmicas quanto ao comportamento do fluido motor? E dê exemplos?
a) Quanto ao trabalho:- Máquinas Térmicas Motrizes: são as que transformam energia térmica em trabalho mecânico. Se destinam a acionar outras máquinas. - Máquinas Térmicas Geratrizes ou Operatrizes: são aquelas que recebem trabalho mecânico e o transforma em energia térmica. São acionadas por outras máquinas.
b) Quanto ao tipo de sistemaonde ocorre a transformação de energia:
- Máquinas Térmicas a Pistão: nas quais a transferência de energia ocorre em um sistema fechado. O elemento móvel é um pistão ou êmbolo, o qual pode ter movimento de translação alternada ou movimento de rotação.
- Máquinas Térmicas de Fluxo: nas quais a transferência de energia ocorre em um sistema aberto. O elemento móvel é um disco ou tambor, MaquinasTérmicas e Hidráulicas que possui na extremidade um sistema de pás, montadas de modo a formar canais por onde escoa o fluido de trabalho. O movimento deste elemento é rotativo.
c) Quanto ao fluido de trabalho:
- Gás Neutro: ar, hélio e outros. - Vapores: vapor d'água e outros.- Gases de Combustão: resultantes da queima de combustível + oxigênio (ar).

3) Depois da década de 70, quais foram às preocupações dos projetistas de motores? Dessa mudança de atitude alguns aspectos individuais foram aperfeiçoados. Quais foram?
Emissão de poluentes, crise do Petróleo
Redução de peso, custo, curso/diametro

4) Disserte sobre a classificaçãodos motores de combustão interna?
Os motores de combustão interna são classificados de acordo com o modo de queima do combustível em motores com ignição por centelha e motores com ignição por compressão. Estes últimos também são também conhecidos por motor diesel. Motores movidos à gasolina ou a álcool são exemplos de motores com ignição por centelha. Neste caso, a queima de combustível éiniciada com uma centelha fornecida pela vela de ignição, que é um componente instalado na superfície superior do cilindro, na parte chamada cabeçote do cilindro. Motor diesel normalmente utiliza o óleo diesel como combustível. Nestes motores a ignição é iniciada pela injeção de combustível no cilindro através de bicos injetores. A combustão em motores diesel se dá de maneira espontânea, estimulada porelevadas pressão e temperatura da mistura ar/combustível no cilindro. Os motores também podem ser classificados como de quatro tempos ou dois tempos. Durante seu funcionamento, um motor continuamente admite uma quantidade de ar e combustível, comprime e queima a mistura e a deixa expandir antes de expulsá-la do cilindro. Quando este ciclo é feito ao tempo em que o pistão executa quatro movimentos,dois para cima e dois para baixo, o motor é chamado de quatro tempos. Quando o pistão realiza somente dois movimentos durante o ciclo, um para cima e um para baixo, o motor é chamado de dois tempos.

5) Fale das diferenças entre o ciclo 4 tempos e 2 tempos. Enumerando as vantagens e desvantagens de cada?
A principal diferença é que no ciclo de 2 tempos o sistema de válvulas são substituídaspor janelas que podem ser abertas na parede do cilindro. Que são abertas e fechadas pelo pistão no seu movimento cíclico. Já no
Motor 4 tempos, o funcionamento do motor acontece por meio da repetição de ciclos, com quatro etapas. O primeiro tempo é o da admissão, onde acontece o movimento do pistão do Ponto Morto Alto para o Ponto Morto Baixo com a válvula de admissão aberta.
Ciclo 2 Tempos...
tracking img