Maquinas termais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Motores Alternativos
Existem dois tipos de motores alternativos: de explosão (ignição por faísca), Ciclo de OTTO, que usam normalmente como combustível o gás natural, embora também possam recorrer ao propano ou à gasolina, e de ignição por compressão que operam com gasóleo (Diesel), Ciclo Diesel. Os motores de explosão são mais usados em instalações de cogeração, uma vez que possuem váriasfontes de recuperação de calor: gases de exaustão e circuitos de refrigeração do óleo e do motor.

Motor de explosão
A câmara de combustão contém um cilindro, duas válvulas (uma de admissão e outra de escape) e uma vela de ignição. O pistão que se move no interior do cilindro é acoplado à biela que se articula com a cambota. A cambota transforma o movimento de vaivém num movimento rotativo. Estetipo de motor designa-se por motor a “quatro tempos”, porque o seu funcionamento se faz numa sequência de quatro etapas:
1 – Primeiro tempo: a válvula de admissão é aberta e uma mistura de combustível e ar é injectada no cilindro através da válvula de admissão; a cambota ao rodar empurra o pistão para baixo.
2 – Segundo tempo: a válvula de admissão fecha-se; a mistura é comprimida (a uma taxa de10:1) à medida que o pistão se eleva e, antes que este chegue à parte superior, a vela provoca uma faísca.
3 – Terceiro tempo: a mistura incendeia-se e explode; os gases quentes que se expandem, formados na explosão, produzem uma força que faz com que o pistão desça, movimentando a cambota através da biela.
4 – Quarto tempo: a válvula de escape abre-se e os gases são expulsos pelo pistão que seeleva. O ciclo de OTTO descreve o funcionamento do motor de explosão.

Ciclo de OTTO
É formado de duas transformações isentrópicas e duas isométricas, constituindo
quatro estados termodinâmicos. Inicia o estado 1 pela admissão da mistura ar-combustível no cilindro do motor. Segue para o estado 2 pela compressão sentrópica.
1-2 da mistura no cilindro, esta mistura ar-combustível ainda nãoqueima nesta
transformação, porque a compressão ainda é baixa. Continua para o estado 3, quando o pistão se aproxima do ponto morto superior, produz-se uma centelha e ocorre a combustão isométrica 2-3 da mistura da mistura na câmara de combustão, formando gases de elevada temperatura. Chega ao estado 4 pela expansão isentrópica 3-4 dos gases quentes dentro do cilindro, realizando trabalho no eixo demanivelas do motor. Retoma ao estado 1 pela exaustão isométrica 4-1 dos gases quentes, cedendo calor ao exterior e resfriando o motor.
Estas quatro transformações acontecem durante uma rotação (motores de dois tempos), ou em quatro rotações (motores de quatro tempos). Os motores do ciclo de OTTO tem baixa razão de compressão; são mais indicados
para operar com combustíveis de elevado número deoctanas, sistema de ignição por centelha. Assim, tais motores podem queimar combustíveis não misturados, ou seja, que tenham 100% de gasolina, 100% de gás natural, 100% de GPL e 100% de álcool. Porém, é evidente que ao fazer-se a troca de um tipo de combustível para outro tipo de combustível, mesmo nos motores de ciclo OTTO, tais motores deveram ser modificados, por causa das característicasdiferentes entre estes combustíveis.
Em geral, os motores são instalados para operar com determinado tipo de combustível, mas pode existir uma conjuntura (elevação dos preços de combustível, racionamento, etc.) que justifiquem fazer um elaborado estudo de engenharia para realizar as modificações necessárias, tais como: sistema de ignição, razão de compressão, ângulo de abertura e fechamento dasválvulas, câmara de combustão, anéis de segmento, sistema de lubrificação, sistema de água de arrefecimento das camisas, sistema de alimentação de combustível.
Motores de combustão Interna

Motores Térmicos
São dispositivos que convertem energia térmica em trabalho mecânico, divide-se em dois grupos:
• Combustão interna - a mistura admitida para dentro do motor é queimada e
sua energia térmica...
tracking img