Maquinas relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO 3


CURVA DE MOTOR A VAZIO E
controle de velocidade





















Adriana Lourenço

Henrique Cortez








vitória
abril de 2012RELATÓRIO 3

Curva de motor a vazio e controle de velocidade


I - INTRODUÇÃO

As equações fundamentais de um motor CC com excitação independente são aquelas que fornecem o torque, aforça contra-eletromotriz e a velocidade do motor:

T = Ka x Ø x Ia N.m

em que T é o torque do motor, Ø é o fluxo magnético por pólo,  Ia é a corrente de armadura e kA é uma constante quedepende do projeto construtivo do motor (número de pólos, condutores, caminhos, etc). Observe que, como seria de se esperar, o torque é maior quanto maior for o fluxo e maior for a corrente de armadura,pois maior será a força eletromagnética aplicada.

Por outro lado, a força contra-eletromotriz será dada por:

Ec = K x Ø x Wn V

em que Wn é a velocidade normalmente expressa em RPM e Ké uma constante que depende do projeto do motor. Note que a tensão induzida Ec é maior quanto maior a intensidade do fluxo e a velocidade de acionamento.

Em um motor a vazio a variável torquenão se altera, podendo variar apenas a tensão induzida Ec em função da corrente do campo independente ou vice versa.

O motor de corrente contínua tem grande versatilidade graças ao fácilcontrole de velocidade que ele proporciona, ao contrário das máquinas de corrente alternada, síncronas e assíncronas. No caso de motor CC com excitação independente essa versatilidade é ainda mais presentepelo fato de se poder controlar duas variáveis diferentes, a tensão de armadura e a corrente de campo.


[pic]


II - OBJETIVOS

[pic]

Obter a curva de motor a vazio de um motor CCcom excitação independente e avaliar os métodos de controle de velocidade através da tensão de armadura e da corrente de excitação.


III – ROTEIRO

Parte 1: Curva de motor a vazio

1-...
tracking img