Maquinas eletricas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





ENGENHARIA CONTROLE E AUTOMAÇÃO



Máquinas Elétricas e Acionamentos







Professor:






















Sumario



Introdução teórica ........................................................... 3


Esquema de ligação.......................................................... 7


Materiais utilizados......................................................... 11


Formulas utilizada .......................................................... 13


Discussão pedagógica ..................................................... 14


Conclusão......................................................................... 14


















Introdução ao motor CC

Motores elétricos são parteimportantíssima do processo produtivo industrial, não só no Brasil como no mundo. Base de um sem numero de equipamentos e facilidades como gerador de força motriz, o parque de motores elétricos é responsável pelo consumo de um terço de toda a energia ofertada no país (Garcia, 2003). E num cenário onde a eficiência energética torna-se tão presente, uma vez que a energia elétrica é a solução viável para asubstituição de energias 'sujas' como as por queima de combustível fóssil, reduzir o consumo de energia dos motores elétricos é fator crucial para a economia e sustentabilidade da sociedade humana como um todo.

Passa a vigorar, portanto, no final deste ano, a lei nº10.295 de 17 de outubro de
2001 através do decreto 4.508 de 2002, que diz que, a partir de dezembro/2009, todos os motores elétricos deindução trifásicos até 250cv fabricados para uso dentro do país deverão ser de Alto Rendimento.

Mas como conseguir níveis de rendimento satisfatórios nos motores elétricos sem agregar um custo elevado à unidade produzida? A resposta encontra-se nos materiais e técnicas usadas para sua construção. Materiais de isolamento mais robustos, elementos magnéticos mais eficientes e materiais elétricosde melhor condutividade são estudados de modo a tornar os motores máquinas mais eficazes e ao mesmo tempo economicamente viáveis.

É portanto, o escopo deste trabalho apresentar os materiais elétricos usados na construção de motores elétricos, com foco no motor elétrico de indução trifásico assíncrono com rotor em gaiola de esquilo, bem como os processos e esforços aos quais eles são submetidosdurante o funcionamento do motor e as últimas tendências nas pesquisas desses materiais.

Uma vez que o motor elétrico basicamente é um equipamento que se propõe a transformar energia elétrica em energia mecânica, o trabalho visitará todas as perdas que ocorrem no funcionamento do motor, analisando-as em seu comportamento, de modo a entender o ocorre com a energia elétrica que é requerida atéque ela seja convertida em energia mecânica na ponta do eixo. Sendo o ideal a ausência total de perdas, após o estudo das perdas serão propostos e analisados os materiais usados 9 nas partes chave do motor elétrico para reduzi-las ao mínimo, e assim obter uma máquina eficiente, sempre tendo em foco a viabilidade econômica.
Concluiremos o trabalho apresentando estudos de caso gentilmente cedidospela WEG Equipamentos Elétricos S/A, a maior fabricante nacional de motores elétricos e pioneiros na pesquisa de tecnologia para fabricação dos mesmos a nível mundial.
[pic]
Figura 1 – Ilustração do peso dos motores por kW no passar do tempo

O Motor Elétrico.

O motor elétrico é um dispositivo cuja finalidade é transformar a energia elétrica a ele aplicada em energia mecânica através deinterações eletromagnéticas entre as partes que o constituem.

Independente do modo de fabricação, o princípio básico de funcionamento dos motores é o mesmo: alimenta-se a parte fixa do motor com energia elétrica, criando-se ali um eletroímã cujo campo magnético vai variar. Esse campo criará uma força magnética na parte móvel do motor que irá mover-se para tentar acompanhar a variação do campo...
tracking img