Maquina de atwood

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Neste experimento usamos um sistema onde duas massas unidas por um fio inextensível são penduradas em uma roldana de massa desprezível. Este sistema é denominado Máquina de Atwood, eatravés dela relacionamos a massa com a aceleração do sistema.

Objetivo
Determinar a relação entre os dois fatores que influenciam a aceleração do sistema Maquina de Atwood, a diferença entre asmassas e a massa total, usando um fotosensor e um software para medir a aceleração.

Materiais
- Fotosensor (photogate)
- Conjunto de massas
- Fio fino e roldana
- Interface
- Software Logger ProQuestões Preliminares
1. Se as massas nas extremidades do fio da máquina de Atwood forem iguais, a aceleração do sistema será nula, consequentemente se não for aplicada uma força externa sobre osistema ele permanecerá em equilíbrio, do contrário, as massas terão um movimento com velocidade constante.
2. a)Para o sistema ficar em equilíbrio o somatório das forças atuantes tem que ser igual azero. Como peso é força e peso=massa*gravidade , então se deslocarmos massa de lado para outro, estamos alterando o equilíbrio do sistema e onde a massa for maior a força peso será maior e o lado commaior peso vai ter maior aceleração em direção ao solo.
b)Como foi dito para um sistema em equilíbrio, o somatório das forças de que ser igual a zero, se formos habilidosos o bastante para alterara massa gradualmente dos dois lados colocando massas iguais simultaneamente, o sistema ainda continuara em equilíbrio, mas qualquer erro tira o sistema do equilíbrio, lembrando que estamos trabalhandocom a Maquina de Atwood.
Porém se colocarmos de um lado e depois de outro, onde colocarmos primeiro terá um peso maior e vai acelerar em direção as solo .
3. As massas terão a mesma aceleração poisestão submetidas a uma mesma força resultante de mesma direção, porém com sentidos opostos.

4.Diagrama de Forças:

PROCEDIMENTO
Parte 1
Mantemos a massa total do sistema constante, porém...
tracking img