Maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro intitulado "O Príncipe" foi escrito em 1513 por , um filósofo político italiano, que viveu entre 1469-1527. O príncipe é geralmente visto como uma análise realista e prática do poderpolítico. O livro explica como o poder pode ser ganho e efetivamente praticado. Em outras palavras, é um trabalho clássico sobre estratégia.
Em seu formato original contém vinte e seis capítulosinter-relacionados e nos quais são tratados temas específicos acerca de questões de estratégia política. A natureza da análise estratégica de Machiavelli é tal que chega a encorajar o uso de armas. De acordo comele, o fundamento de todos os Estados está predicado nos princípios de "boas leis e boas armas". Dentre os dois, ele parece colocar maior ênfase sobre as armas, sendo que não poderiam existir boas leisonde não existissem boas armas. O livro de Machiavelli é repleto de sutís análises diplomáticas e charadas envolvendo tolas exposições de ações militares e líderes contemporâneos.
Ele sugere quasea mesma aproximação ao lidar tanto com questões militares, quanto com a população civil. O livro é enriquecido pelas memoráveis citações políticas que contém. No livro, Machiavelli explica que asaparências são extremamente importantes para a arte do estadismo e o líder não deve se esquecer do bem-estar de seu povo, mesmo que sempre tenha de fazer seus seguidores dependerem dele.

O livro éanti-moralista porque encoraja o líder a agir contra a fé, contra a caridade, contra a humanidade e contra a religião. Machiavelli argumenta, mais à frente no livro, que o líder deve "ter a mente dispostaa se adaptar de acordo com a direção do vento e as variações ditadas pela fortuna (sorte)". A máxima política comum, "o fim justifica os meios", está enraizada em O Príncipe. Ele afirma que éperfeitamente possível para um líder agir de maneira cruel, e ainda assim aparentar ser um modelo de benevolência à maioria de seus seguidores. Porém, o príncipe deve se fazer temido de tal maneira que,...
tracking img