Maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MAQUIAVEL
Nasceu (1469) e viveu em Florença, nos séculos XV e XVI.
É bom conhecer o ambiente onde viveu Maquiavel para entender suas idéias.

A época
Viveu no fim da Idade Média.

A Idade Média é o período da história que começa em 476 e termina em 1453. Foram mil anos de atraso intelectual, científico e artístico, por isso é chamada de Idade das Trevas.
A filosofia da Idade Antiga sebaseava na razão, mas na Idade Média passou a se basear na Fé, influenciada pelo cristianismo, devido ao domínio da Igreja sobre o pensamento filosófico.
Os livros eram raros, pois eram escritos por monges, chamados escribas, o que os encarecia, razão pela qual só os nobres podiam tê-los. A maior parte da população era analfabeta, só os nobres e o clero sabiam ler.
O regime político era ofeudalismo, que consistia em domínios dos nobres denominados feudos, cujos nobres tinham que prestar vassalagem e lealdade ao rei.
Foi nesta época que começaram a formar-se os reinos que constituem os países atuais, como a Inglaterra, a França, a Itália, a Espanha, Portugal e outros.
No fim da Idade Média, no período chamada Renascimento, as artes e a ciência estava se desenvolvendo, principalmente apintura e a escultura.
O grande acontecimento do fim da Idade Média foi a invenção da impressa (1455), por Guttemberg.

O lugar
Viveu em Florença, na Itália

Os reinos que estavam se formando na Europa eram rivais entre si e viviam em guerras pela disputa de poder. Assim era também com a Itália que se dividia em vários estados: Veneza, Milão, Sabóia, o reino de Napóles, as repúblicas deFlorença e Gênova e os estados papais (da Igreja).
Florença foi uma das cidades que mais se destacou no Renascimento, pois ali viviam os grandes pintores e escultores.

A política
Na Europa e na Itália

A principal característica da política, na Itália, era o principado, cujos príncipes herdavam o reino de seus pais, porém muitos políticos ambiciosos disputavam este poder e muitas vezesdestituíam o verdadeiro governante.
Para manter o poder os príncipes e governadores governavam com tirania, pois o poder não era legítimo, sem tradição de hereditariedade ou direito.
Esta hereditariedade só podia ser mantida com cálculo político, astúcia, rapidez de decisão, espionagem, traição e alianças. Os príncipes só se mantinham no poder usando destas forças.
Como o poder, muitas vezes, é tomadopela força, pela força também pode ser tomado. O poder não era legitimado nem pela tradição, nem pela religião, nem pela vontade popular, mas pela força, astúcia, crueldade e alianças nem sempre mantidas.
Eram estas as condições nas quais se vivia, embora não fossem as condições em que se deveria viver, de acordo com a filosofia grega (observe este detalhe, que é a base filosófica de Maquiavel).Foi neste cenário que viveu Maquiavel.

Biografia

Nome: Niccoló di Bernardo dei Machiavelli
Naturalidade: Florença
Nascimento: 1469
Falecimento: 1527
Profissão: Escritor, diplomata, pensador político e homem público.
Obras: O Príncipe – Comentários sobre a obra de Tito Lívio (filósofo, escritor e historiador) – O Asno de Ouro – Da arte da Guerra – Histórias Florentinas - Mandrágora(peça teatral) e outras.

Sua vida pública começa aos 29 anos de idade, quando os Medici, que até então governavam Florença, foram expulsos da cidade. Foi nomeado Secretário da Segunda Chancelaria, que cuidava das guerras e da política interna. Fundou a milícia nacional , um exército formado por cidadãos florentinos, para defesa da cidade de invasores estrangeiros. Sua primeira missão comodiplomata foi reverter o soldo fabuloso de um militar filho de uma duquesa, o que conseguiu com sabedoria. Foi diplomata nas cortes da Alemanha e da França, onde pode observar o comportamento de grandes nomes da época de onde retirou fundamentos para sua obra.
Depois de quatorze anos de vida pública, foi afastado pela volta dos Medicis ao poder, quando dedicou-se a escrever suas obras.

Obras

A...
tracking img