maquiavel

Páginas: 6 (1305 palavras) Publicado: 2 de junho de 2014

1)Por que podemos atribuir á consciência  a causa primordial do surgimento da religiosidade?

R:Através da consciência,o homem descobre-se diferente e percebe a realidade exterior como independente da ação.

2)Por que a consciência do tempo nos leva a consciência da morte?Qual o papel dessa consciência no surgimento da religiosidade?

R:Através da consciência do tempo, o homem sabe queos seres desaparecem.Isso nos leva a conceber uma existência futura para onde vamos após a morte.
3-Como,com base na superstição,Espinosa criticou as religioes?
R-Pois acreditava-se que o homem fugia de seus medos e confiava em alguém como não tinha-se ninguém humano de confiança começaram a acreditar em deuses e em deus em deus no qual é no cristianismo
4-explique o oposiçao entre a necessidadee liberdade. por que a necessidade ou fatalidade parece excluir a liberdade?
R-Porque o homem, a cada dia, se vê mais preso a necessidade, isso é decorrente do sistema capitalista, por exemplo, um homem para sustentar sua família, nesse sistema, precisa trabalhar em média oito horas por dia. Ele é obrigado a seguir isso, do contrário, ele não poderá comprar bens materiais, por exemplo. Excluindoa sua liberdade, onde, nessas oito horas que ele passa trabalhando, ele poderia estar conhecendo lugares novos e pessoas novas.
5-Explique a oposição entre contingência e liberdade. Por que a contingência ou o acaso parece excluir a liberdade?
R-Contingência, segundo o dicionário significa: eventualidade, possibilidade de que algo aconteça ou não. Condição de toda coisa existente ser criada,ser condicionada. Já a liberdade já é um direito nosso adquirido desde o nosso nascimento. Creio que a contingência exclui a liberdade porque tem que ter uma condição, uma eventualidade, a liberdade não é uma condição eventual e sim um direito.
6-Explique a concepção aristotelica de liberdade?
R-A primeira grande teoria filosófica da liberdade é exposta por Aristóteles em sua obraÉtica aNicômaco(...) Diz Aristóteles que é livre aquele que tem em si mesmo o principio para agir, isto é, aquele que é a causa interna de sua ação ou da sua decisão de não agir. A liberdade é concebida como o poder pleno e incondicional da vontade para determinar a si mesma ou para ser autodeterminada. Assim na concepção aristotélica, a liberdade é o principio para "escolher entre alternativas possíveis",realizando-se como decisão e ato voluntário.Contrariamente ao necessário ou à necessidade, sob a qual o agente sofre a ação de uma causa externa que o obriga a agir sempre de uma determinada maneira, no ato voluntário livre o agente é a causa de si, isto é, causa integral de sua ação.
Sartre levou essa concepção ao ponto limite.Para ele, a liberdade é a escolha incondicional que o próprio homem faz deseu ser e de seu mundo. Quando julgamos estar sob o poder de forças externas mais poderosas que nossa vontade, esse julgamento é uma decisão livre, pois outros homens, nas mesmas circunstâncias, não se curvaram nem se resignaram. 
Em outras palavras, conformar-se ou resignar-se é uma decisão livre, tanto quanto não se resignar nem se conformar, lutando contra as circunstâncias. 
7. Qual osignificado da política mais corrente para o senso comum social?
O significado mais corrente é de conduta duvidosa, não muito confiável, um tanto secreta, cheia de interesses particulares dissimulados e frequentemente contrários aos interesses gerais da sociedade e obtidos por meios ilícitos ou ilegítimos.
8. Que fatos contribuem para que se tenha uma visão negativa da política?
Um dos significados dapolítica aparece como um poder distante de nós (passa-se no governo ou no Estado), exercido por pessoas diferentes de nós (os administradores e profissionais da política), por meio de práticas secretas que beneficia quem o exerce e prejudicam o restante da sociedade.
9. Cite alguns traços que possibilitam aos gregos e aos romanos inventarem o poder político.
Rompendo com o poder despótico,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maquiavel
  • Maquiavel
  • Maquiavel
  • Maquiavel
  • Maquiavel
  • Maquiavel
  • maquiavel
  • Maquiavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!