maquiavel

Páginas: 5 (1132 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
Resenha : O Príncipe - Nicolau Maquiavel (Níccolò Machiavelli)


Para iniciar minha resenha vamos criar um tópico MUNDO para entendermos melhor a época em que foi escrito o livro, creio que com este, fica mais clara a compreensão.
Mundo : Resenha : O Príncipe - Nicolau Maquiavel (Níccolò Machiavelli)


Para iniciar minha resenha vamos criar um tópico MUNDO para entendermos melhor aépoca em que foi escrito o livro, creio que com este, fica mais clara a compreensão.
Mundo : È transição entre o período dos Feudos(principados ) para um início de composições de países, a tríade feudal(nobreza, clero e proletariado) esta cada vez mais difícil de se lidar, tanto que quem mais consegue aglutinar esta mistura, mais vai avançando nos campos de batalha e conquistando território. O períodoé aproximado ( entre os anos de 1400 a 1550), Maquiavel não se conformava com a Itália(onde vivia) vivendo uma desorganização total e estando 'as portas'' de invasores ( principalmente a França), cria não só um manual para um Príncipe comandar seu principado, mas como um governante tem que pensar e agir.

O que mais me chama atenção no livro é o conceito(que, particularmente, acho o principal)que quimicamente parece ser impossível de unir em uma só mente...SER AMADO E TEMIDO!
Maquiavel nos faz pensar e coloca sua posição se é melhor ser ''AMADO'' ou ''TEMIDO", veja estas frases:
''Quem quiser praticar sempre a bondade em tudo que faz esta fadado a sofrer, entre tantos que não são bons''
''De que adianta um Príncipe com o objetivo de ser amado, praticar somente a bondade, se oscidadãos que ele governa não a praticam''

O autor mostra que, a bondade é, e tem que ser, usada em certas ocasiões, mas é melhor ser temido, veja:
''Os homens amam segundo o seu próprio arbítrio, mas temem segundo a vontade do Príncipe''
O temor é uma sensação manipulada pelo Príncipe, dando lhe um controle bem maior sobre seu povo.Mas se usado sozinho pode causar um sentimento de ódio, então,deve o Príncipe usar os dois atributos de maneira que se limitem e assim exercer poder sobre seu povo.
Um exemplo que este modelo foi e é copiado até os dias de hoje esta contida desta frase de Nicolau:
''O Príncipe deve instruir prêmios para quem é ativo e além disso,precisa manter o povo entretido com festas e espetáculos...''
ate hoje nações são governadas com este equilíbrio entre os doiselementos de um Líder, a política do ''pão e circo'', Romana é até hoje utilizada até em nosso pais e em muitos outros. Sendo assim, a grande dúvida permeia nosso entendimento quando estamos lendo o Príncipe é, como equilibrar todas as minhas dualidades em um único ser, não é um livro apenas de história política, tem muito em suas entrelinhas a estrutura de um líder, de um homem, de umrevolucionário, de um conquistador. este livro é tão atual que basta você trocar ''principados'' por ''meus objetivos'' e verás que vai ter que aprender muito com você mesmo sobre equilibrar aquilo que você defende com aquilo que você acredita.
No anexo, mostraremos um homem(dentre tantos outros) que parece ter lido e colocado ''O Príncipe'', como livro de cabeceira e seu manual de vida, embora não possamosesquecer que o livro não pende para nenhum dos lados ( bom ou mau ), o livro apenas revela o termo correto do que é ser maquiavélico, pessoa assertiva, firme em seus propósitos.È transição entre o período dos Feudos(principados ) para um início de composições de países, a tríade feudal(nobreza, clero e proletariado) esta cada vez mais difícil de se lidar, tanto que quem mais consegue aglutinaresta mistura, mais vai avançando nos campos de batalha e conquistando território. O período é aproximado ( entre os anos de 1400 a 1550), Maquiavel não se conformava com a Itália(onde vivia) vivendo uma desorganização total e estando 'as portas'' de invasores ( principalmente a França), cria não só um manual para um Príncipe comandar seu principado, mas como um governante tem que pensar e agir....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maquiavel
  • Maquiavel
  • Maquiavel
  • Maquiavel
  • Maquiavel
  • Maquiavel
  • maquiavel
  • Maquiavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!