Maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo XVlll
De que forma os príncipe devem guardar a fé da palavra dada

Existem duas formas de se combater, pelas leis, próprias do homem, e a outra pela força, própria dos animais.
Nãosendo a primeira suficiente, é preciso recorer à segunda forma.
Para o principe, é necessario empregar simultaneamente o animal e o homem, pois uma sem a outra acaba se tornando instavel, essa teoria vemdos antigos escritores, em que os principes foram ensinados a partir da educaçao do centauro.
Jamais faltará a um príncipe razões para justificar a quebra da palavra. “…aquele que engana sempreencontrará quem se deixe enganar”. deviso a isso, vem a necessidade de saber disfarçar muita bem a qualidade em ser bom simulador, e dissimulador.
um principe não precisa possuir todas as qualidades,basta aparentemente possui-las, assim elas são beneficas. Tendo e usando todas as qualidades elas poderiam acabar sendo prejudiciais.
Os homens e o mundo em geral, julgam uns aos outros mais pelosolhos do que pelas mãos, pois todos podem ver, mais nem todos tem o dom de sentir.
" Todos veem o que tu pareces, mas poucos, o que és realmente"
Nicolau MaquiavelCapitulo XX
Se as Fortalezas e muitas outras coisas que dia são feitas pelo príncipe são úteis ou não

Nunca um príncipe novo desarmou seus súditos, sempre armou-os, ao os encontraremdesarmados. Juntamente com as armas, se tornaram fieis aqueles que eram suspeitos, mantem a fidelidade de quem a já tinha, e de suditos passam a ser auxiliares do principe.
Em um novo principado, oprincipe sempre organiza uma força armada. Ao conquistar um novo Estado, o qual seja anexado ao seus dominios, é necessario desarma-lo, exeto aos que colaboraram com a conquista. E com o tempo todas as armastem de estar com seus próprios soldados.
No passado eram tidos como certos, aqueles que diziam que Pistoia tinha de ser mantida pela divisao dos partidos, e Pisa por suas fortalezas, e assim agir...
tracking img