Maquiavel - o principe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O principe procura evitar coisas que o faça odioso ou despresivel e sempre que agem assim comprira com seu dever não encontra nem um perigo em outro defeito . um dos principais motivos que torna umpríncipe odioso e o se rapaçe e usupado de bem e de mulheres de seus surditos. Desde que não tire seus bens e nem sua honrra este vivera sartisfeito. So devera combater os de poucas ambição depouco do que pode controlar de muitas maneiras e com facilidade.
Tornando despresivel quando passa ser considerado que e tudo considerado .
Volúvel: muda de opinião com facilidade
Leluano:precipitado sem seriedade
Feminado :homem com juto de mulher
Erresoluto :indeciso não resolve essas coisas.
Esse comportamento,deve ser evitado do mesmo modo que um marinheiro foge das pedras ele devefazer com que suas açoes seja reconhecida como generoso, perigoso e seguro, e quanto as ações particulares dos surditos sua sentença deve ser inrrevogavel de modo que ninguém pense em engana-lo oufaze-lo mudar de idéia.
O príncipe que conseguir formar uma opinião de si adquiri uma boa reputação e dificilmente se conspirar contra ele.um príncipe teme duas razoes de ordem interna por parte deseus súditos e outro por partes externas ,por partes dos poderosos se as coisas internas estiverem controlados , os problemas externos não será nenhuma ameaça . devera defender com boas armas e bonsaliados sempre terá bom amigos.
O súdito deve temer conspirar conta o príncipe querido pelo povo ,a um príncipe pouco deve se importar com as conspirações, se ele for querido pelo seu povo pois este eseu inimigo e odeia. Deve temer tudo e todos.
Conclusão
Concluo portanto,que um príncipe deve dar pouca importância as conspirações se o povo lhe é benévolo; mas quando ests lhe seja adverso e otenha em ódio ,deve temer tudo e a todos. Os estados bem organizados e os príncipes hábeis tem com toda a diligencia procurado não desesperar os grandes e satisfazer o povo conservando-o contente,...
tracking img