Maquiavel, nicolau. o príncipe .

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MACHIAVELLE, Niccolò. O príncipe: com as notas de Napoleão Bonaparte/ Maquiavel; tradução de J. Cretella Jr. e Agnes Cretella – 2. Ed. rev., 2ª tir. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais. 1997.Resenha sobre O príncipe de Nicolau Maquiavel.

Nascido em Florença, Itália, em 1469 e falecido em 1527, Niccollò Machiavelli – ou Nicolau Maquiavel- político, escritor e filósofo foi secretáriode Chancelaria de Florença e desempenhou missões diplomáticas. Com a vitória dos Médicis, em 1512, teve de abandonar estas funções e foi a partir de então que se entregou ao trabalho de escrever amaior parte de suas obras entre elas O príncipe, datado de 1513.
A polêmica de presente obra é o caráter demasiado realista. As questões fundamentais de sua obra seriam a conquista do poder, apreservação do mesmo e os cuidados para não decair neste intento. Em conjunto com estas questões fundamentais, Maquiavel analisa outros temas que poderíamos determinar enquanto secundários, como por exemplo:obtenção de alianças, negociações e acordos políticos, as relações possíveis entre estado e o povo, política externa e interna, cuidados com a corrupção e os favorecimentos. Ou seja, é uma obra quese legitima enquanto filosofia política.
Foi escrito para o determinado contexto histórico em que Maquiavel se encontrava (séc XVI), mas nem por isso perdeu sua aplicabilidade nos dias de hoje.Ocorria na Itália que encontrava dissociada em pequenos Estados e principados dominados por exércitos estrangeiros. Veneza estava próxima a decadência e em conflito com o Ducado de Milão. Nestas condiçõese outras que não entraremos em detalhes, o rei Carlos VII (da França) invadiu a Itália no ano de 1494 com suas tropas sem encontrar resistência visando conquistar Nápoles. Os Médicis e o papaAlexandre VI (conhecido como Bórgia) jaziam prontos para a derrota. A revolta nos Estados italianos para com os franceses só podia ser tentada a partir do auxílio de Maximiliano da Áustria e Fernando da...
tracking img