Maquetes de tecido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO.

O trabalho de maquetes de tecido previa o desenvolvimento da criatividade para o aluno de Design de Moda; a percepção para escolha de materiais que podem ou não transmitir efeito desejado; a qualidade, valorização e diferencial que um produto ganha com cuidados em acabamentos, uso de materiais diversificados encontrados em diferentes setores, a combinação das cores e número devariações apropriado para uma sequência ou coleção, sem que fuja do contexto, a busca por uma fonte de inspiração que tenha bastante história ou conteúdo para facilitar e tornar fluido o processo de criação.
Com este propósito, foram construídas 15 maquetes, de medidas 15cm x 15cm, primeiramente feita uma pesquisa nas obras do arquiteto Frank Gehry, após, analisando a pesquisa e imagens de seustrabalhos, a criação das 15, que retomem tecidos inovadores com; materiais, formatos e cores inspiradas no trabalho daquele.



















FRANK OWEN GEHRY.

O arquiteto Frank Owen Gehry de pais judeus e nascido em Toronto, Canadá, em 28 de fevereiro de 1929. Logo mudou, com sua família, para Califórnia, Los Angeles mais especificamente onde foi naturalizado no ano de 1947e lá que estudou arquitetura na Faculdade do Sul da California, antes disso, teve a experiência de criar formas diferentes em curso de cerâmica e futuramente fez Planejamento Urbano como especificação na Universidade de Harvard.
Em 2005 através do documentário 'Sketeches of Frank Gehry' (Esboços de Frank Gehry) com entrevistas na Alemanha e nos Estados Unidos que mostra o processo criativo deFrank e conta um pouco da sua história pessoal, quando era pequeno e passava tardes com sua avó construindo cidades com blocos de madeira, e ao lado do seu pai também desenhava, sua família o apoiava e sua mãe acreditava que seria um ótimo arquiteto. O que mostra seu envolvimento com o mundo da arte e da criação desde menino onde aprendia e se divertia com sua futura profissão.
Continuou suavida em Los Angeles, trabalhou em vários escritórios de arquitetura no início de sua carreira e em 1962 nomeou de 'Frank O Gehry and Associates' sua empresa. E a seguir em 2002 foi fundado a 'Gehry Partner' com a participação do sócios: Brian Aamoth, Terry Bell, John Bowers, Edwin Chan, Jennifer Ehrman, Berta Gehry, Meaghan Lloyd, Tensho Takemori, Laurence Tighe e Craig Webb, tal empresa apoiava eajudava no desenvolvimento dos projetos de Gehry.
Por volta dos anos 70 seu estilo começa a se fortalecer, Frank foi um dos fundadores do desconstrutivismo, que consiste na idéia da transformação, distorção de algo já familiar podendo este ser, a parede, o piso, e cobertura e abertura de uma construção, por exemplo, com aspecto de caos controlado e as vezes trazendo estranheza, pois não deixa deser a quebra de um padrão criado na sociedade, tal movimento emergi na década de 80. Este conceito fez Gehry criar uma visão própria para seus trabalhos, e com liberdade, ousar no uso dos materiais e formas na sua arquitetura que se revelou como uma escultura. E foi ainda em 1970 que projetou edifícios públicos e sua casa de Santa Mônica.
Museus, residências e sedes de empresas, suasestruturas curvas estão espalhadas pelo mundo inteiro e consideradas atrações turísticas, entre suas construções mais famosas estão; o museu Guggenheim Bibão,na Espanha, revestido por titânio, o Walt Disney Concert Hall, na Califórnia, a Casa Dançante, na República Tcheca, o Fishdance Restaurant, no Japão, e o Vitra Design Museum, na Alemanha. Gehry ganhou muitos prêmios, o mais especial deles, o PritzkerPrize em 1989.
Muitos das suas construções ficaram marcadas na história da arquitetura contemporânea e isso foi graças aos novos softwares computacionais que não param de serem desenvolvidos, com certeza o uso das suas estruturas complexas foi válido por causa da tecnologia, que faz o papel de fazer real, porém a parte de projetar e criar esta, cabe ao arquiteto. É fundamental para o avanço...
tracking img