Mapeamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRATICA DE ENSINO

INTRODUÇÃO
Nota-se que a Educação deve ser plena, portanto deve romper a dicotomia "informar e educar". A promoção dessas práticas e de sua apreciação crítica deve levar em consideração a vida cotidiana dos alunos, dos professores, da realidade local e dos valores que ali estão presentes, enfim, a cultura de seu próprio grupo.
Nesse mesmo sentido, delegamos autonomia parauma proposta pedagógica integrada de Educação, na qual o planejamento deve estar inserido, atribuindo responsabilidade à escola e aos seus professores pela elaboração e implementação da ação educativa adequada às diferentes realidades e demandas sociais.

PROJETO PEDAGÓGICO

INTRODUÇÃO
Nota-se que a Educação deve ser plena, portanto deve romper a dicotomia "informar e educar". A promoçãodessas práticas e de sua apreciação crítica deve levar em consideração a vida cotidiana dos alunos, dos professores, da realidade local e dos valores que ali estão presentes, enfim, a cultura de seu próprio grupo.
Nesse mesmo sentido, delegamos autonomia para uma proposta pedagógica integrada de Educação, na qual o planejamento deve estar inserido, atribuindo responsabilidade à escola e aos seusprofessores pela elaboração e implementação da ação educativa adequada às diferentes realidades e demandas sociais.
É revestido dessa autonomia que todo professor, deve ter em mente a necessidade de dominar os conteúdos programáticos; conhecer seus alunos, sua escola e sua comunidade; desenvolver uma proposta pedagógica adequada e que tenha significado para seu próprio grupo.
O profissional dapratica docente, além de um conjunto de conhecimentos técnicos provindos de sua formação acadêmica, lida com um conjunto de valores, hábitos, com uma tradição, com um determinado contexto, enfim, atualizam significados continuamente.
Possui uma história de vida, que o fez escolher a pratica docente em detrimento de outras carreiras profissionais; possui um jeito de dar aulas; relaciona-se comprofessores de outros componentes curriculares; lida com uma expectativa que sobre ele é colocada pela direção da escola e pela coordenação pedagógica; lida cotidianamente com os alunos e suas motivações e interesses; é influenciado pela mídia; participa de uma dinâmica sócio-política cotidiana.
Possui, enfim, um imaginário social que orienta e dá sentido aquilo que faz. É neste sentido que se podeconsiderar a cultura escolar como um processo dinâmico, repleto de sutilezas e representações sociais. Não considerar esses aspectos da Educação é correr o risco de se perder, ou numa discussão reducionista de competência técnica, ou num idealismo teórico e dogmático.
Essa discussão sugere também que a ansiada transformação da prática, desejada por todos nós, precisa considerar o nível dasrepresentações sociais ancorado nas ações dos professores.
O projeto pedagógico ou proposta pedagógica de cada escola deve ser construído coletivamente, num processo que busque o comprometimento dos profissionais da educação com os valores e objetivos traçados, de forma que os articule com a realidade local da comunidade escolar.
Portanto, torna-se importante estudar o projeto pedagógico das escolas. Nessesentido, o objetivo deste estudo foi analisar o mapeamento escolar e o projeto pedagógico de uma escola pública de Ensino Fundamental, onde esse componente tem boa adequação e integração com as atividades educacionais para que se possa verificar e levantar as soluções e os caminhos encontrados.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
Esta escola localiza-se na região sul de Campo Grande e possui asseguintes instalações para o desenvolvimento das aulas: Sala ampla e com espaço suficiente para uma aula bem elaborada, uma sala de informática para investimentos em tecnologia com os alunos, e para aula de Educação Física: duas quadras poli esportivas descobertas, pátio descoberto e sala de educação física. Também possui materiais esportivos para ginástica olímpica e atletismo, além de bolas dos...
tracking img