MAPEAMENTO VAC/EPC DE UMA EMPRESA DO RAMO METAL MECÂNICO

820 palavras 4 páginas
XVIII CREEM
Erechim, 21 a 24 de novembro de 2011
© 2011 ABCM

MAPEAMENTO VAC/EPC DE UMA EMPRESA DO RAMO METAL
MECÂNICO
Jonas M. Madalozzo, Mairon Presotto e Pedro L. Bellani, pebellani@hotmail.com
URI -, Universidade Regional Integrada, Curso de Engenharia Mecânica – E.M.
Campus II – RS 331, n° 345 – Bairro Demoliner CEP 99700-000, Erechim, RS

RESUMO: O presente artigo foi elaborado com o intuito de estudar possíveis melhorias relacionadas a processos de uma organização do ramo metal mecânico. Neste foi realizado um mapeamento VAC da empresa num âmbito geral e um mapeamento do tipo EPC no setor de compras referente a cadastro de fornecedores para novos produtos. Foram também apresentadas algumas melhorias no processo.
PALAVRAS-CHAVE: mapeamento, melhoria, processos
.

ABSTRACT: This article was prepared in order to study possible improvements related to processes of a metal mechanic organization. This was carried out a mapping company’s VAC in general scope and a mapping of the EPC in respect of the purchasing records of suppliers for new products. Also, some improvements in the process were made.
KEYWORDS: mapping, improvement, processes
INTRODUÇÃO
O mapeamento é utilizado para detalhar processos e como estes estão organizados na empresa, assim, se pode procurar por melhorias e visualizar o seu funcionamento. Dentre os métodos aplicáveis, são utilizados o mapeamento VAC e EPC. O VAC (Value Added
Chain), cadeia de valor agregado, descreve os macro processos da empresa. O EPC (Event-driven Process
Chain) se caracteriza por ser uma cadeia de processos dirigida por eventos, tem um maior enfoque na função, dados e organização, alem de apresentar um maior detalhamento dos processos. Estes mapas podem ser feitos com o auxílio do software Visio 2007.

os possíveis fornecedores, reprovando os orçamentos que não atenderam quesitos pré-estabelecidos. Estes procedimentos também são arquivados em planilhas do
Excel.

METODOLOGIA

Relacionados