Mapeamento geologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exploração
O ponto de partida na busca do petróleo é a exploração ou prospecção, que realiza estudos preliminares. A moderna exploração do petróleo utiliza um conjunto grandede investigações na descoberta dessas áreas onde as condições básicas podem existir. Os vários estágios da pesquisa petrolífera é orientada pelo conhecimento em duas ciências:Geologia que estuda a origem, a constituição e os diversos fenômenos que atuam na modificação da terra em bilhões de anos e a Geofísica que estuda os fenômenos físicos doplaneta .
Desse modo a geologia da superfície terrestre analisa as características da rochas da superfície da terra,podendo assim ajudar a prever o seu comportamento a grandesprofundidades.
Já os métodos geofísicos tentam através de sofisticados equipamentos fazer uma espécie de “RAIO X” do subsolo, que traz dados valiosos e permitem selecionar umaárea que reúna condições favoráveis a existência de um campo petroleiro.
Perfuração
É segunda fase na busca do petróleo. Essa segunda fase acontece em locais previamentedeterminadas pelas pesquisas geológica e geofísica. Para tanto perfura se um poço.
O poço pioneiro – mediante o uso de uma mesma sonda (ou torre de perfuração) equipamentoutilizado na perfuração de poços. Esse trabalho e executado por meio de uma torre que sustenta a coluna de perfuração, que é formada por vários tubos. Na ponta do primeiro tuboencontra se a broca que tritura a rocha e abre caminho nas camadas subterrâneas de petróleo, outros poços serão perfurados para então se avaliar a extensão da jazida. É essa avaliaçãoque vai determinar se é economicamente viável, ou não produzir o petróleo descoberto. Caso seja positivo o resultado, o numero de poços perfurados formam um campo de petróleo.
tracking img