Mapeamento do processo decisorio loja de calçados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O nosso projeto tem como objetivo dar subsídios para a pesquisa e desenvolvimento dos conhecimentos, para que seja feito um mapeamento do processo decisório direcionado à loja de calçados, bolsas e acessórios.
Analisando os textos apresentados, podemos concluir que:
O objetivo deste trabalho é levantar informações inerentes em relação ao comportamento do consumidor, ligando ao processode compra, a preferência por marcas, moda e tendências, as razões que levam à necessidade ou desejo de compra de calçados.
Para que a empresa possa difundir seus produtos no mercado, é necessário que o marketing seja direcionado aos inovadores, que estão sempre acompanhando a moda e as tendências de mercado e as seguem a risca, ou seja, pessoas ousadas, que não têm medo de mudar.
O textoanalisado nos passa a informação de que as pessoas inovadoras tendem a preferir marcas globais para a compra de alto envolvimento. Quando se trata de calçados, a marca é importante, mas o fator decisório que devemos levar em consideração são as cores e modelos que estão em alta na estação. O envolvimento vai depender de quem está efetuando a compra e do vínculo emocional que está pessoa têm com oproduto. Por exemplo, uma noiva que vai comprar o sapato para o seu casamento, por mais que seja um sapato, que é um produto que não têm a necessidade de um investimento alto e em longo prazo, estará influenciando diretamente o lado emocional e afetivo do consumidor, ou uma a mãe, que está para comprar o primeiro sapato do seu filho. Podemos afirmar que o alto envolvimento não está ligado somente aocusto agregado, sim aos valores e sentimentos que estão vinculados naquele produto.
Em compras de baixo envolvimento, a relação é bem diferente. Comprar uma meia ou um chinelo não remete apenas a valores, e sim a uma necessidade, com exceção em alguns casos.
As grifes, de acordo com sua classificação, também estão presentes no processo de compra como fatores pessoais, nível de envolvimento com acomunicação ou com a compra. Características especificas de mercado interferem diretamente no processo de transação com o consumidor.
O nome da marca está ligada com diversas características na mente do consumidor. O nome da marca simboliza conceitos relevantes, para que o consumidor escolha no momento da transação, envolvendo-se com o produto. Podemos afirmar que o preço está agregado a crenças emotivações do contexto social e individual de cada um.
Para explicar melhor isso, podemos citar Fernando Pires, famoso estilista, que empresta o seu nome a uma marca famosa de sapatos. Seu público-alvo é direcionado a mulheres de classe social elevada, mas com o intuito de se expandir nas classes B e C, direcionando também suas vendas em sites de vendas coletivas.
Por outro lado,têmos empresas que focam no desenvolvimento de materiais esportivos, como a NIKE. Seu público-alvo são pessoas que praticam esportes, principalmente os homens, que utlizam seus acessórios no dia-a-dia. Seu público-alvo são as classes A, B e C, e os valores dos produtos variam muito de um para o outro.
Com base no texto de empreendedorismo (Rosival Fagundes), é necessário ser inovador,desafiar e acreditar que o diferente e o extraordinário causarão impacto.
Segundo Rosival (empreendedorismo e a inovação dos negócios), a inovação pode ocorrer de duas formas: a incremental e a radical. “Incremental quando proporciona melhorias constantes naquilo que já existe, e radical quando muda a lógica do produto”.
Focar no público alvo e perceber as variáveis para atingir talconsumidor, analisar o que trará resultados, serão as promoções, o lançamento, ou, até a junção das duas variáveis para atingir aquele público definido.
Como o nosso objetivo é atingir as classes B e C, representadas pela maioria da classe média, a nossa variável é focar em produtos inovadores, que possuam conforto e preço acessível, para que tenhamos em nossas vitrines todas as tendências juntas,...
tracking img