Mapeamento do perfil do profissional de lingua inglesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PIAUÍ - UESPI
 
 

Projeto de Pesquisa
 
Mapeamento do Perfil do(a) Professor(a)  de Inglês das Escolas Públicas de Piracicaba: Formação e Competências
 
 

Resumo
 
Este projeto de Iniciação Científica tem como objetivo "desenhar", através de interação com professores de Inglês do terceiro e quarto ciclos de escolas públicas de Piracicaba, o perfil dessesprofissionais com base em dados sobre a sua formação acadêmico-profissional, auto-análise e auto-avaliação da prática pedagógica, a partir de discussão empreendida em Lingüística Aplicada sobre formação de professores, a ser apresentada na fundamentação teórica. Para tanto, serão elaborados instrumentos etnográficos de pesquisa para procedermos à coleta de dados, em forma de questionário e deentrevista semi-estruturada, detalhados na metodologia.
A partir do "desenho" do perfil de professores de Inglês que atuam em escolas públicas piracicabanas, construído através de uma visão detalhada e qualitativa a respeito da formação acadêmica inicial e continuada  desses professores e da análise e avaliação de sua prática, poderemos propor e concretizar ações - em forma, por exemplo, de projetosde extensão, de cursos seqüenciais e de estágio supervisionado - oriundas dessa  interação que levarão em conta as  necessidades e os interesses de ambas, escola e universidade. Soma-se a isso o fato dos dados se constituírem como potencial fonte de informação para a comunidade cientifica.
 
1.      Introdução
 
1.1.  Objetivos e Justificativa
 
A sociedade brasileira, apesar de reconhecer aimportância da aprendizagem de, pelo menos, uma Língua Estrangeira, vive situação contraditória ao retirar da escola básica o cumprimento dessa função.
Não são poucas as ocasiões em que testemunhamos um discurso que reforça a idéia de que à escola cabe ensinar noções de uma língua estrangeira (Inglês, nesse caso), sendo atribuída a responsabilidade do ensino de língua estrangeira às escolas deidiomas e às supostas viagens a países falantes dessa língua.
 
Barcelos (1999), ao tratar da cultura de aprender línguas, diz, ao referir-se aos resultados de entrevista realizada com alunos de Letras
 
Foi preciso uma análise cuidadosa das entrevistas para perceber a crença no exterior (lá fora) como o lugar ideal para a aprendizagem de línguas, que é apresentado, em primeiro lugar, como oparaíso onde não seria necessário tanto esforço e onde eles aprenderiam rapidamente, e como um "remédio" que poderia "sanar" as deficiências de uma aprendizagem "aqui no Brasil." (p.168,169)
 
 
E, acrescenta
 
Ligado à experiência anterior vem o conselho de "fazer cursinho" (curso livre em escola de línguas) como maneira de se aprender inglês. (...) Esse conselho reflete a alta expectativa queos alunos têm de uma maneira geral, na aprendizagem eficaz nesse tipo de estabelecimento, cuja competência é dada como certa e que, em geral, não é questionada, ao contrário do que acontece com as escolas públicas. (p.173)1:
 
 Inúmeros são os fatores que têm contribuído para o enfraquecimento da profissão de professor de inglês, entre eles podemos citar os próprios Parâmetros CurricularesNacionais de Língua Estrangeira Moderna (1996) que, ao denunciarem a situação caótica em que vive o ensino de inglês nas escolas públicas, propõem uma ação de "colocar panos quentes" para darmos prosseguimento ao cotidiano escolar. O documento reafirma a precariedade do ensino e aponta como solução a eleição da habilidade de leitura como aquela que amenizará tal situação. Como coadjuvante do cenáriodesenhado por esse documento, está a formação do professor.
 
Entendemos que este projeto de Iniciação Científica possa vir a preencher esta lacuna ao propor ações que surjam do diálogo entre universidade e escola que, ao levarem em consideração os interesses e as necessidades de ambas as partes, busquem novos rumos para tal situação que se tem considerado como instalada.
 
De nosso lado,...
tracking img