Mapeamento de processos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mapeamento de Processos (SIPOC)
Adaptado de PM2ALL.

O mapeamento de processo permite uma visão abrangente do fluxo de trabalho, materiais e informações, e o entendimento da sua relação com os restantes recursos organizacionais. Dessa forma o objetivo do mapeamento de processos é o de representar as diversas atividades necessárias à realização e entrega de um determinado produto ou serviço.O que é? Em que consiste?

Um processo é “um conjunto de atividades preestabelecidas que, executadas numa seqüência determinada, vão conduzir a um resultado esperado que assegura o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes e de outras partes interessadas”.

O mapeamento de processo permite uma visão abrangente do fluxo de trabalho, materiais e informações, e o entendimento dasua relação com os restantes recursos organizacionais. Dessa forma o objetivo do mapeamento de processos é o de representar as diversas atividades necessárias à realização e entrega de um determinado produto ou serviço.


Esta análise detalhada do processo permite ainda identificar as atividades agregadoras de valor separando-as de eventuais atividades sem valor acrescentado para o produto ouserviço em causa. Esta identificação permite, eliminando as atividades desnecessárias aumentar a eficiência do processo ao mesmo tempo que se reduzem os possíveis pontos de falha.

Reduzir as falhas ou, se quisermos, aumentar a qualidade dos processos da organização, torna-a mais competitiva, tanto no presente como no futuro, na medida em que permitirá a identificação de vantagens competitivassustentáveis as quais se constituirão como fatores diferenciadores.

O mapeamento de processos é a base para tratamento e controlo de causas de falhas e uma das ferramentas de qualidade mais importantes que as organizações têm ao seu dispor.

A Importância do Mapeamento de Processos.

Muitas vezes os gestores não compreendem a real importância de se proceder ao mapeamento dos processos de umaorganização.

Na maioria das vezes isso acontece porque estão convencidos que as suas organizações operam exatamente como eles definiram ou idealizaram em termos estratégicos, sem compreender que, por várias razões, as organizações funcionam no dia-a-dia de forma muito diferente daquilo que foi idealizado e que, à medida que vai funcionando a organização vai progressivamente afastando-se do seuestado ideal para um estado freqüentemente indeterminado com repercussões graves em termos do desempenho e da rentabilidade.

Organizações que não têm os seus principais processos devidamente institucionalizados, isto é, incorporados no sistema da organização, capazes de acompanhar a mudança e independentes da pessoa ou pessoas que o utilizam, são freqüentemente sujeitas a perdas mais ou menosrápidas de conhecimento de negócio as quais vão dilapidando a capacidade competitiva da organização podendo mesmo, em determinadas situações, revelar-se fatais.

Quando por exemplo um colaborador abandona a empresa levando consigo parte do conhecimento da organização, quem fica recria algo que supre a necessidade imediata mas que, porque uma parte do conhecimento se perde, raramente o faz deforma integral.

Como mapear os processos de uma organização.

Toda a organização é um sistema, isto é, um conjunto de processos em funcionamento constante. As organizações que desenhem os seus processos de forma simplista, apenas relatando as principais etapas, com o objetivo de elaborar um documento para agradar aos gestores ou aos auditores, está perdendo tempo e dinheiro.

O mapeamento dasatividades de uma organização é uma tarefa complexa. As organizações são “seres vivos” em constante mudança e adaptação ao ambiente onde estão inseridas. As organizações são desorganizadas e têm características peculiares que devem ser entendidas porque, se muitas delas configuram oportunidades de melhoria, outras são fonte de vantagem competitiva sustentada que não podem ser desperdiçadas....
tracking img