Mapeamento de processos como ferramenta de reestruturação: um estudo de caso do processo da alta hospitalar do hospital universitário de juiz de fora.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MAPEAMENTO DE PROCESSOS COMO FERRAMENTA DE REESTRUTURAÇÃO:
Um estudo de caso do processo da alta hospitalar do Hospital Universitário de Juiz de Fora.
SANTOS, Agnaldo Castilho[1]
OLIVEIRA JÚNIOR, Lourival Batista de[2]






RESUMO


O presente trabalho tem como objetivo, estudar a aplicabilidade do mapeamento de processos em um hospital de ensino, nocaso, o Hospital Universitário de Juiz de Fora. Como objetivo secundário, este estudo, apresenta aplicações práticas do modelamento de processos, trazendo a aplicação real através do desenho dos fluxogramas dos processos de gestão da instituição.


Palavras chaves: Qualidade, mudanças, organização, globalização, normas.


























INTRODUÇÃOA globalização vem provocando inúmeras modificações na sistemática de gestão de empresas. Tal fenômeno abriu novos mercados e trouxe também novos concorrentes. Para conquistar vantagem competitiva duradoura as empresas estão tendo que desenvolver novos processos, fazendo uso de ferramentas da engenharia de produção, para alcançar melhorias gerenciais desejadas.
Na área da saúde issotambém ocorre com a mesma frequência que ocorre com as empresas privadas, necessitando assim desenvolver diversos atributos de competitividade. Esta é uma atitude positiva por parte das organizações que tem procurado trabalhar num processo de atualização e inovação permanente. Entretanto, é necessário que se faça um planejamento adequado para tentar descobrir possíveis falhas e erros inerentes aos seusprocessos. O trabalho em conjunto permite levantar informações pertinentes ao desenvolvimento eficaz e realizar os ajustes necessários.







1 A visão de processos segundo a Administração





A Administração Científica teve como o seu principal expoente Frederick W. Taylor, esse foi o primeiro homem a questionar e entender como o trabalho era feito e desenvolvido nochão de fábrica, deixando de lado o modo empírico de se executar as tarefas, para um estudo mais aprofundado de cunho racional e científico, em relação à forma como as atividades eram realizadas.
Uma de suas famosas contribuições foi o estudo de tempos e movimentos, onde:


[...] se buscava entender o quê e como o trabalho era feito e qual era o tempo necessário para quefosse realizado, para posteriormente ser estabelecido um tempo-padrão. (MAXIMIANO, 2004).


Centralizando o foco de estudo no plano operacional, como precursor da Administração Científica, Taylor acreditava que cabia ao plano mais elevado no organograma organizacional o planejamento das ideias, para que o operacional em momento adequado executasse, não permitindo com isso a interaçãointerpessoal, para que todos desenvolvessem uma visão holística da organização.
Outro personagem que contribuiu de forma significativa para a estrutura por processos foi Henry Fayol (1841-1925). Com uma visão mais abrangente, orientou a formação da administração em quatro princípios básicos, nos quais constituem em ser planejamento, onde ocorre nos níveis estratégico, funcional e operacional,organização, execução e por último controle. Desses quatros princípios é que se originou a estrutura organizacional dando início a criação do organograma, com a divisão de tarefas e responsabilidades bem definidas. Um dos marcos para criação e estruturação da gestão por processos.
Nos dias atuais, muitos autores definem processos, porém todos têm a mesma visão. Segundo ADAIR (1996) dentre asinúmeras definições existentes sobre processos, foram colocadas três afirmações abaixo que se enquadram perfeitamente para o entendimento do trabalho proposto: “processo como uma série de tarefas ou etapas que recebem insumos (materiais, informações, pessoas, máquinas, métodos) e geram produtos (produto físico, informação, serviço)”.
Para CAMPOS (1992) o: “processo é qualquer atividade...
tracking img