Mapas karnaugh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mapas de karnaugh
Mapa de Karnaugh é um diagrama utilizado na minimização de funções booleanas. Chamamos a esse diagrama um mapa visto este ser um mapeamento biunívoco a partir de uma tabela verdadeda função que está a ser analisada. Os diagramas foram originalmente criados por Edward Veitch (1952) e aperfeiçoados pelo engenheiro de telecomunicações Maurice Karnaugh. Karnaugh utilizou osdiagramas para simplificar circuitos utilizados em telefonia. O nome completo do método é Veitch-Karnaugh em homenagem aos seus dois precursores, mas usualmente utiliza-se apenas o nome de Karnaugh para ométodo.
O método utiliza a tabela verdade de uma função booleana como base para as simplificações.
Um mapa de Karnaugh é uma ajuda excelente para simplificação de funções de até 6 variáveis. Parafunções de mais de 6 variáveis a simplificação é mais complexa pois torna-se uma tarefa árdua identificar as células adjacentes no mapa. Para funções de mais de 6 variáveis devem ser utilizadas soluçõesalgorítmicas computacionais.
Os valores dentro de E nos dizem quais linhas possuem saída igual a 1, e são denotados mintermos.
As variáveis de entrada podem ser combinadas em 16 diferentes formas,então o mapa de Karnaugh terá 16 posições. O arranjo mais conveniente é em uma matriz 4x4.

Mapa de Karnaugh e a expressão booleana ótima correspondente
Os bits no mapa representam a saída da funçãopara uma dada combinação de entradas. Note que os valores são ordenados segundo um código de Gray, de forma que apenas uma variável muda de valor entre cada célula e uma adjacente.
Após o mapa deKarnaugh ter sido construído a próxima tarefa é encontrar os termos mínimos a usar na expressão final. Estes termos são encontrados agrupando conjuntos de 1's adjacentes no mapa. O agrupamento deve serretangular e deve ter uma área igual a uma potência de 2 (i.e. 2, 4, 8, …). Os retângulos devem ser os maiores possíveis, sem conter nenhum 0. O agrupamento ótimo na figura está marcado com linhas...
tracking img