Mapas (geografia)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MAPAS: TIPOLOGIA E COMPONETES.
Os mapas mais antigos encontrados pelo homem, que datam mais de 4,000 anos, foram elaborado em diversos matérias e suas finalidades eram cadastrar as propriedades em muitos aspectos, como por exemplo, para demarcar fronteiras.Os cartógrafos (estudiosos de mapas) mais importantes foram Aristóteles, Eratóstenes, Mileto, Hiparco, Pitágoras e Ptolomeu. Eratóstenes, como auxílio da Trigonometria, calculou o perímetro da Terra, e se deu resultado em 45,000 km (um numero bastante aproximado do que é calculado atualmente, que é de 40,076km). Mileto foi o primeiro a sugerir que a Terra flutuava no espaço sem suporte. Pitágoras defendeu a esfericidade da Terra. Hiparco criou o sistema de coordenadas geográficas de latitude e longitude, com base nas observações dosastros celestes e cálculos matemáticos. E Ptolomeu publicou o primeiro mapa-múndi que considerou a forma da Terra e adotou as coordenadas geográficas para localizar pontos na superfície terrestre. Na Idade Média, a representação do espaço geográfico foi influenciada pela religião e a elaboração predominante dos documentos cartográficos foi realizada pelos europeus. A partir do século XIV, asgrandes navegações impulsionaram o desenvolvimento de novas técnicas para a elaboração de mapas. A elaboração de tais mapas progrediu e possibilitou um aperfeiçoamento das técnicas de representação. O mapa tornou-se um instrumento cada vez mais importante, pois, por meio dele, era possível registrar as rotas de viagens e as informações do local colonizado. A partir dos trabalhos de Mercator, aCartografia (ciência e técnica de fazer mapas), então entrou em uma nova era, contendo então meridianos e paralelos retos. Mercator chamou de “atlas” sua publicação que reuniu um conjunto de mapas. Assim, essa ciência progrediu conforme o desenvolvimento de algumas outras ciências, como a Geografia, sempre auxiliando e representando as diferentes formas de ocupação do espaço geográfico. O mapa sempre foium instrumento para comprovação de como determinado espaço ocupado, além de uma ferramenta de auxílio à navegação, tanto marítima, quanto terrestre, e atualmente, aérea. Os conflitos mundiais ocorridos no inicio do século XX contribuíram para o aprimoramento da produção de documentos cartográficos; Alguns países, como os Estados Unidos e a ex- URSS, investiram muitos recursos em setores ligados áCartografia. A partir da década de 1970, o imageamento por satélites artificias impulsionou a cartografia, por captarem as informações da superfície terrestre, que são decodificadas e fornece-nos a interpretação das informações necessárias para o mapeamento. Além das imagens de satélite, utilizam-se as imagens radamétricas, as quais são produzidas por meio de ondas de rádio. A medida entre atransmissão e a recepção da energia é transformada em informações que geram imagens.

Projeções cartográficas.
Todos os mapas relacionam-se a um sistema de projeção (rede ordenada de meridianos e paralelos utilizada como base para traçar um mapa sobre uma superfície plana) e, portanto, ao sistema de coordenadas geográficas.
Outra característica de um mapa é que ele apresenta erros de deformação. Nãoexiste representação cartográfica perfeita e, portanto, quanto maior for a área representada, maior será a deformação.

Classificação das projeções.
As projeções podem ser classificadas quanto à deformação. Sendo elas:
Conforme: projeções que conservam todos os ângulos de qualquer ponto.

Equivalente: projeções que conservam as áreas, mantendo a proporção do tamanho entre a superfície reale a representada no mapa.

Equidistante: é a projeção cujos comprimentos são representados em escala constante. Portanto, é mantida a relação dos comprimentos dos meridianos e paralelos reais.

Já quanto ao tipo, as projeções podem ainda ser: Cilíndricas: ou seja, com o eixo do cilindro coincidindo com o eixo norte-sul da Terra e quando coincide com a Linha do equador. Conhecida como...
tracking img