Mapas etnograficos aa1-pl trabalho 1 pedro daniel de castro dias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O tratamento dado à informação sobre África pelos Media



O tema desta conferência da Gulbenkian visa tratar a forma como a informação é veinculada de África para o exterior, as condicionantesdadas à própria informação e a forma como é recebida.

Numa intervenção de Elísio Macamo após José Gonçalves terminar o seu tema (“Influências governamentais e empresariais na produção de notíciasem África”) é dito que “o problema não está na informação mas na forma como ela é recebida”. De facto, e como o próprio diz , hoje em dia os estudos africanos e mesmo as notícias provenientes dessecontinente são vistas como vindo de um caso excepcional ( e de facto são na forma como se apresentam e se compreendem, mas “iguais” no “conteúdo”) e frequentemente são consideradas de “um problema a serresolvido”. Os factos esses, segundo a opinião de Lola Machado, são tratados de forma verdadeira pelos media, e José Gonçalves (comentador e analista na RDP/África) corrobora essa afirmação dizendoque “não há uma limitação na RDP África quanto à informação” e mesmo com as mudanças de poder na RTP ao longo do tempo nunca lhe disseram o que dizer/não dizer sobre qualquer tipo de notícia, mastambém ele afirma que é frequente em África a corrupção e as ditaduras controlarem a informação que é veinculada para o exterior.

Para Elísio é necessário melhorar os instrumentos e as metodologias decomo fazer sociologia em África. Para tal no entanto é necessário que o jornalismo realizado e os trabalhos sejam livres de preconceito e de concepções ocidentais. Mais do que um dos locutores referiueste importante ponto, e do ponto de vista de Lola Machado é necessário que se deixe de tratar África como um país (têm mesmo um blog que trata desta temática), como uma colónia. A vinda dostelemóveis, da internet e das redes sociais permitiu uma clara e ampla divulgação de informação vinda deste continente e assim permite, finalmente, a versão africana dos acontecimentos passados e presentes...
tracking img