Mapas Conceituais Eixo3 Texto1

3922 palavras 16 páginas
2

Elaboração de Projetos

3.

tECNOLOGIA

Mapas Conceituais colaboram para a construção do conhecimento
CAMPOS, Gilda Helena. Mapas conceituais colaboram para a construção do conhecimento. Entrevista concedida ao SENAC-SP, em julho de 2005. Disponível em: <http://www.ead.sp.senac. br/newsletter/julho05/entrevista/entrevista.htm>. Acesso em: 12 jul. 2009.

Entre os pontos mais importantes para o desenvolvimento do aluno é que ele possa trabalhar em equipe, que desenvolva habilidades, tome decisões e, principalmente, consiga transformar informações em conhecimento. Mas essa pode não ser uma tarefa simples, principalmente numa época em que as informações proliferam-se seja em livros, revistas ou mesmo na web. “Como transformar estas informações em conhecimento? Como buscar, utilizar e estudar esta informação, através de mecanismos de didática para que o aluno construa seu conhecimento?”, questiona Gilda Helena B. de Campos, coordenadora técnica de Educação a Distância da PUC do Rio de Janeiro.

Eixo 3

Ao relacionar graficamente palavras, links e informações que compõem um tema, o aluno passa a entender melhor o conteúdo proposto.

Para trabalhar com esta questão existe um método conhecido por Mapas Conceituais, que facilita a representação e a análise de informações, ajuda a construção do co-

3

nhecimento e evidencia o aprendizado do conteúdo proposto. Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos e objetos ligados por palavras. Agora, com o vasto conteúdo existente na Internet, estas palavras podem ser “promovidas” a links que remetem o aluno diretamente a determinado artigo, texto ou imagem. “Esses links são objetos que acabam se tornando Objetos de
Aprendizagem dentro do Mapa Conceitual”, explica Gilda, lembrando que esta técnica foi desenvolvida pelo Prof. Joseph D. Novak, da Cornell University (EUA), em 1960.
Na prática, os Mapas Conceituais podem ser utilizados por estudantes do ensino

Relacionados