Mapa TO de Isodoro de Serilha

477 palavras 2 páginas
Isidoro de Sevilha (c. 630)
Isidoro de Sevilha nasceu em Cartagena, 560 - Sevilha, 4 de Abril de 636) foi um teólogo, matemático e doutor da Igreja, além de arcebispo de Sevilha, considerado um dos grandes eruditos e o primeiro dos grandes compiladores medievais. A obra influenciou largamente toda a produção intelectual na Espanha medieval.
O disco de Isidoro refere-se ao mapa-múndi do século XIII. Este mapa esta dividido em três continentes: Ásia, África e Europa. O mapa apresenta claramente referências cristãs em suas escritas, como nomes encontrados na Bíblia, escritos embaixo de cada continente. O mapa foi uma grande revolução na Cartografia da Idade Média por ser extremamente realista e ser muito próximo aos mapas que temos hoje em dia. O disco de São Isidoro serviu como referência até o final da Idade Média (século XV), aonde os Renascentistas com as novas descobertas, e principalmente com a descoberta do "Novo Mundo" (Américas), começaram a elaborar novos tipos de mapas. Ele é também considerado como "o mapa origem", que veio a ser impresso em 1472.
O fato de ser um mapa Medieval e da autoria de um bispo da Igreja Católica, revela-nos o poder exercido pelos religiosos daquele tempo. Além do controle espiritual e religioso, detinham também o poder sobre a organização da sociedade e o conhecimento considerado válido.
As explicações sobre o mundo, à vida e seus fenômenos eram definidas a partir da Bíblia e das premissas estabelecidas pelos padres da Igreja. O mapa é produto dessa situação. A isso podemos chamar de Teocentrismo.
Esse mapa também é chamado de "OT" porque o seu desenho lembra a aglutinação das duas letras. apresenta os três continentes conhecidos até então. O mundo conhecido era basicamente aquele dominado pelos romanos na Antiguidade: Europa, norte da África e oeste da Ásia, que formavam o Império Romano.
Mas, quando pensamos nos mapa-múndi atuais, notamos que essas terras estão colocadas em “posições incorretas”. Os continentes são

Relacionados