Mapa mental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mapas Mentais
Teoria das Organizações

Uso do cronometro desconsiderando fatores individuais. Impedimento do trabalhador ter uma visão global da situação; Ausência de Comprovações científicas em suas afirmações

Abordagem do sistema fechado

Robotização do Operário

Mecanismo da Abordagem

Visão Microscópica do homem

NASCEU 20/03/1853 E
FALECEU EM 21/03/1915 CONSIDERADO O PAI DAADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Casou-se com Louise M Spooner em 03/05/1984. Adotou dois filhos.

A limitação do campo de aplicação à fabrica A desqualificação e a desumanização do trabalhador Abordagem incompleta envolvendo apenas a organização formal.

6



CRITICAS AOS ESTUDOS DE TAYLOR

1
VIDA

Registrou 42 patentes Estudou na França e na Alemanha, em 1982 ingressou na Phillips ExeterAcademy Taylor foi aceito no curso de Direito na Harvard Law School, não aceitou, deixando como uma carreira alternativa. Taylor estudou Engenharia Mecânica por correspondência no Instituto de Tecnologia Stevens

2
EDUCAÇÃO

Acabar com qualquer desperdício de tempo. Corte de “Gestos desnecessários” pelo trabalhador. Aumento da Produtividade Economia da mão - de - obra

5
CARACTERÍSTICAS DETAYLOR



ESCOLA CLÁSSICA
FREDERICK TAYLOR
(1856-1915)

Cada operário possui um tempo padrão médio para efetuar suas tarefas.

ESTUDO DO TEMPO



ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA CIENTÍFICA
ANALISE DE TRABALHO

3
OBRAS

SHOP MANAGEMENT
( ADMINISTRAÇÃO DE OFICINAS)
(1903)
Esta Obra Taylor se preocupa com as Técnicas de racionalização do operário, através do Estudo de Tempos eMovimentos.

4
PRINCÍPIOS

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
(1911)
Obra mais importante, revelando de vez os princípios da Administração científica que se tornaria a base geral da Teoria da Administração.

PADROZINAÇÃO DE FERRAMENTAS MÉTODO DE EXERCÍCIOS Padronizar e
Classificar de forma prática e simples, utensílios, equipamentos, maquinário, materiais, etc, para ser fácil o seutrato e uso.

SELEÇÃO E TREINAMENTO DOS TRABALHADORES
A idéia básica de Taylor era dividir os operários de acordo com suas aptidões e prepara =los e treiná-los para produzirem de acordo com o método planejado.

PAGAMENTO POR PRODUÇÃO

PRINCIPIO DE PLANEJAMENTO
Substitui no Trabalho o critério Individual do operário, a improvisação e a atuação impíricaprática, pelos métodos baseados emprocedimentos científicos. (ORT)

PRINCIPIO DO PREPARO
Seleciona cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado.

PRINCIPIO DO CONTROLE
Controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo esta sendo executado de acordo com as normas estabelecidas segundo o plano previsto.

PRINCIPIO DAEXECUÇÃO
Distribui distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada.

Estabelecer prêmios e incentivos para quando forem atingidos os padrões de produção planejado, bem como outros prêmios e incentivos maiores para quando eles forem ultrapassados.

Possui uma visão mais gerencial com resultados finais na produção enquanto que avisão de Taylor é na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva.

Idealizada por Henry Fayol, caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência.

2

Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais egovernamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas

foi um engenheiro de minas francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração

Fayol – estudava da “alta administração”, de cima para baixo – Organização Aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas interrelações estruturais


FAYOL
VIDA...
tracking img