Mapa mental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mapa Mental



Mapa Mental feito com o software Minjet MindManager Pro

[pic]

O melhor método de anotações é o denominado Mapa Mental, criado e divulgado pelo psicólogo inglês Tony Buzan. Ele mostrou que, utilizando um mapa você pode organizar de forma visual a essência daquilo que quer memorizar.

A estrutura desse tipo de mapa pode ser simplificada da seguinte forma: no centro dapágina, você coloca a idéia geral. Dessa idéia irão irradiar-se outras idéias importantes - representadas por palavras-chave –, como galhos de uma árvore saindo do tronco principal. E, desses galhos, vão saindo ramos que abrigam sub-idéias relacionadas, diretamente, com a idéia do galho e, indiretamente, com a idéia geral.

As vantagens do Mapa Mental são enormes. À medida que constrói a árvore,você cria uma rede que ajuda a organizar seu cérebro, o que não acontece no sistema linear, em que as idéias são simplesmente copiadas uma depois da outra. Além disso, com visualização completa do assunto, sem risco de se esquecer de nenhuma parte importante.

O nosso cérebro funciona melhor quando a informação é por nós processada e transformada em conhecimento. Este processamento permite uma maiorpersonalização dos dados, convertendo-os em conceitos e imagens significativas para nós. Isto ocorre por meio da reflexão, compreensão e avaliação da informação, e traduzida em termos subjetivos – do nosso jeito. Mapas Mentais contribuem nessa seqüência, promovendo não só um estímulo para a nossa inteligência e criatividade, como também uma melhora na nossa capacidade de retenção e lembrança. Sãomulti-sensoriais e dão uma perspectiva geral do assunto em estudo. Na construção de Mapas Mentais, o aluno está usando, simultaneamente, os dois lados do cérebro. Mapas Mentais podem ser usados tanto para anotações como para reuniões, apresentações e planejamentos.

Mapa Mental é um instrumento de grande utilidade em qualquer processo de aprendizado e manipulação de dados.

Os especialistasem Mapa Mental recomendam que as palavras sejam escritas com letras maiúsculas, abreviadas ou não, e com variação de cores para estimular os dois lados do cérebro. Para não confundir a visão, aconselha-se também a nunca colocar mais de três palavras em cada galho e apenas uma em cada ramo. Todos que fizeram uso desse método mostraram rápido avanço na habilidade de aprender, devido a vários fatores.1. Envolvimento pessoal: Você decide o que é importante e, portanto, é um processo subjetivo e ativo ao mesmo tempo. Você tem oportunidade de usar criatividade.

2. Aprendizado multi-setorial: Você desenha, escreve, lê e pensa de uma forma sistemática e global sobre o assunto a ser aprendido.

3. Associação: O cérebro é constituído de células nervosas (neurônios) que se ramificame formam uma verdadeira rede com os outros neurônios por meio de conexões físico-químicas (sinapses). O processo do Mapa Mental mimetiza o modo como o cérebro funciona – palavras misturando-se com ilustrações –, conectadas numa rede de conhecimento.

4. Palavras-chave: O estudante é forçado a identificar palavras-chave que carregam a essência da idéia. São palavras que geram no cérebroimagens vívidas devido à grande significância das palavras, e estas imagens fortes são mais fáceis de ser memorizadas.

De um modo geral, as palavras-chave são substantivos ou verbos e mais concretas do que abstratas.

O cérebro humano tem ao mesmo tempo muitas semelhanças e diferenças quando comparado a um computador. O computador é capaz de trabalhar somente numa forma linear, passo a passo,seqüencial. O cérebro, além de trabalhar linearmente, também utiliza associação e consegue fazer saltos quânticos, simultaneamente analisando (hemisfério esquerdo) e sintetizando (hemisfério direito).

Os estudos comparativos mostram que anotações feitas no formato de Mapa Mental são seis vezes mais fáceis de serem relembrados. Mapa Mental é um processo de grande versatilidade, podendo...
tracking img