Mapa estratetigico

588 palavras 3 páginas
1

Mapa Estratégico
Robert Kaplan (*)

Assim como não se pode gerenciar o que não se mede, também não se pode medir o que não se pode descrever, com base nesta máxima surgiu o Mapa Estratégico, inovadora ferramenta para as empresas converterem ativos intangíveis em ativos tangíveis na busca de resultados notáveis. Resultados Notáveis = Mapas Estratégicos + Estratégia em Ação + Organização Orientada para a Estratégia.

A descrição da estratégia deve ser de forma disciplinada para aumentar a probabilidade de sucesso em sua implantação. Uma boa estratégia pode fracassar se a empresa não conseguir implantá- la. O Balanced Scorecard possibilita que os executivos avaliem como suas unidades de negócio criam valor para os clientes atuais e futuros, sem desviar o interesse do desempenho financeiro transcendendo sua concepção como sistema de controle de gestão, para se transformar em um novo processo de gestão estratégica. Este sistema de gestão serviu como mecanismo para mobilizar e guiar o processo de transformação.

As empresas que o implantaram com sucesso aprenderam a colocar a estratégia no centro de seus processos de gestão, partindo de cinco princípios básicos:

1. Traduzir a estratégia em termos operacionais 2. Alinhar a empresa com a estratégia 3. Transformar a estratégia no trabalho diário de cada funcionário. 4. Transformar a estratégia em um processo contínuo 5. Mobilizar a mudança através da liderança executiva

Neste projeto de transformação o foco está na mobilização. Quando a empresa se mobiliza o foco passa para a governabilidade. O processo define, demonstra e reforça o novo valor cultural da empresa. Por fim, com o passar do tempo, surge o novo sistema de gestão, um verdadeiro sistema de gestão estratégica.

O mapa estratégico do Balanced Scorecard mostra a ligação entre a estratégia e os ativos intangíveis a processos que criam valor. A perspectiva financeira descreve os resultados tangíveis da estratégia em termos financeiros

Relacionados