Mapa de risco - segurança do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1926 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mapa de Risco
2. A História do Mapa de Risco.

O Mapa de risco surgiu na Itália no final da década de 60. No início da década de 70 o movimento sindical desenvolveu um modelo próprio de atuação na investigação e controle das condições de trabalho pelos próprios trabalhadores. O mapa de risco se disseminou por todo o mundo, chegando ao Brasil na década de 80.
—Existem duas versões desua divulgação:
— - A primeira atribui às áreas acadêmica e sindical, através de David Capistrano e outros estudiosos e o Diesat (Departamento Intersindical de Estudos de Saúde e Ambiente de Trabalho);
- A segunda atribui à Fundacentro (Fundação Jorge Duplat Figueiredo de Segurança e Medicina no Trabalho).
Hoje o método é utilizado pelo INST (Instituto Nacional de Saúde doTrabalhador) da CUT.
A realização de mapeamento de riscos tornou-se obrigatório para todas as empresas que tenham CIPA, através da portaria no. 05 de 17/08/92 do Departamento Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador (DNSST) do ministério do trabalho. De acordo com o artigo 1o. Da referida portaria, cabe às CIPAS a construção dos mapas de risco dos locais de trabalho. Através de seusmembros, a CIPA deverá ouvir os trabalhadores de todos os setores e poderá contar com a colaboração do serviço especializado de medicina e segurança do trabalho.
2.1 O que é Mapa de Rico?
Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho. Taisfatores têm origem nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho) e a forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo de trabalho, método de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho e etc)

2.2 Para que serve?
O Mapa de risco serve para a conscientização e informação dos trabalhadores através dafácil visualização dos riscos existentes na empresa. Ele reune as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde do trabalho na empresa, também possibilita, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.
2.3 Elaborações dos Mapas de Riscos.

· Conhecer oprocesso de trabalho no local analisado:
- os trabalhadores: número, sexo, idade, treinamentos profissionais e de segurança e saúde, jornada;
- os instrumentos e materiais de trabalho; as atividades exercidas;
- o ambiente;

· Identificar os riscos existentes no local analisado, conforme a classificação específica dos riscos ambientais.

· Identificar as medidas preventivas existentese sua eficácia.
- Medidas de proteção coletiva; medidas de organização do trabalho;
- Medidas de proteção individual;
- Medidas de higiene e conforto: banheiro, lavatórios, vestiários, armários, bebedouro, refeitório, área de lazer.

· Identificar os indicadores de saúde, queixa mais frequentes e comuns entre os trabalhadores expostos aos mesmos riscos, acidentes de trabalho ocorridos,doenças profissionais diagnosticadas, causas mais frequentes de ausência ao trabalho.

· Conhecer os levantamentos ambientais já realizados no local.

· Elaborar o Mapa de Riscos, sobre o layout da empresa, indicando através de círculos:
- O grupo a que pertence o risco, de acordo com a cor padronizada.
- O número de trabalhadores expostos ao risco, o qual deve ser anotado dentro docírculo.
- A especificação do agente que deve ser anotada também dentro do círculo.
- A intensidade do risco, de acordo com a percepção dos trabalhadores, que deve ser representada por tamanhos proporcionalmente diferentes de círculos.
- Quando em um mesmo local houver incidência de mais de um risco de igual gravidade, utiliza-se o mesmo círculo, dividindo-o em partes, pintando-as com a cor...
tracking img