mapa de ricso

4381 palavras 18 páginas
ANÁLISE DE RISCO

Anthony E.P. Brown*
1. INTRODUÇÃO

A utilização da Análise de Riscos, em atividades industriais ou não, tem como objetivo minimizar o potencial de ocorrência de acidentes, utilizando técnicas de prevenção e/ou de proteção.
Com o desenvolvimento da era industrial pós-guerra e, principalmente, das indústrias químicas e petroquímicas, os potenciais de risco presentes em qualquer atividade industrial, sem dúvida nenhuma, aumentaram. Esses potenciais de risco aumentaram devido a natureza dos produtos químicos utilizados, bem como pela sofisticação dos processos operacionais empregados, como por exemplo: pressões e temperaturas elevadas.
Com o objetivo de apresentar os principais conceitos da metodologia de análise de risco para aplicação dessas técnicas, o trabalho será subdividido em cinco partes: definições e conceitos; identificação de perigos; estimativa de freqüências de ocorrências de falhas; estudo de conseqüências/vulnerabilidade; avaliação de riscos e critérios de aceitabilidade.
Nesse estudo se desenvolverá a metodologia de Análise de Risco de Processos, estabelecendo uma seqüência lógica, aplicando e discutindo todas as técnicas de segurança de processos.

2.DEFINIÇÕES

Neste capítulo serão apresentadas as principais definições utilizadas neste estudo.
Acidente: é um evento que pode influir negativamente em qualquer um ou todos os fatores relacionados a seguir: ser humano (operadores, trabalhadores em geral, etc.); meio ambiente; equipamentos/construção (investimento industrial); aspecto tecnológico (“know-how”);
“imagem” da empresa.
Análise de Riscos: é um estudo de identificação, avaliação e recomendações aplicado para instalações industriais ou outras atividades que possam gerar riscos.
Avaliação de Riscos: é o estudo que utiliza técnicas experimentais e/ou modelos matemáticos com a finalidade de prever quantitativamente as freqüências de ocorrências e as respectivas conseqüências do potencial de risco.

Relacionados