Mapa conceitual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAM-SE AMPLAMENTE DISTRIBUÍDOS NO CORPO HUMANO E É RESPONSÁVEL POR UNIR E SUSTENTAR OUTROS TECIDOS
APRESENTAM-SE AMPLAMENTE DISTRIBUÍDOS NO CORPO HUMANO E É RESPONSÁVEL POR UNIR E SUSTENTAR OUTROS TECIDOS
Colágeno: as fibras colágenas são esbranquiçadas, e suas moléculas estão dispostas paralelas umas às outras. O colágeno representa cerca de 30% do total de proteínas do corpo humano.Colágeno: as fibras colágenas são esbranquiçadas, e suas moléculas estão dispostas paralelas umas às outras. O colágeno representa cerca de 30% do total de proteínas do corpo humano.
Fibras elásticas: fibras protéicas mais delgadas que o colágeno, muito ramificadas e formam malhas irregulares. Seu principal componente é a proteína elastina
Fibras elásticas: fibras protéicas mais delgadas que ocolágeno, muito ramificadas e formam malhas irregulares. Seu principal componente é a proteína elastina
Fibras reticulares: são fibras delicadas, dispostas em rede. São encontradas abundantemente nas tramas internas de numerosos órgãos, como o baço e os gânglios linfáticos. Também são encontradas nas cápsulas externas dos órgãos.
Fibras reticulares: são fibras delicadas, dispostas em rede. São encontradasabundantemente nas tramas internas de numerosos órgãos, como o baço e os gânglios linfáticos. Também são encontradas nas cápsulas externas dos órgãos.
Sustentação e preenchimento: eles constituem as cápsulas de revestimento externo de muitos órgãos, como o fígado e os rins. Formam também as tramas internas que sustentam as células desses órgãos.
Sustentação e preenchimento: eles constituem ascápsulas de revestimento externo de muitos órgãos, como o fígado e os rins. Formam também as tramas internas que sustentam as células desses órgãos.
Defesa orgânica: muitas células de defesa contra infecções fazem parte dos tecidos conjuntivos, ativas no combate a micro-organismos causadores de infecções. Algumas dessas células possuem capacidade fagocitária e destroem os invasores graças à ação dasenzimas de seus lisossomos. Outras células são produtoras de anticorpos, moléculas ativas contra uma grande variedade de agentes infecciosos, como vírus e bactérias.
Defesa orgânica: muitas células de defesa contra infecções fazem parte dos tecidos conjuntivos, ativas no combate a micro-organismos causadores de infecções. Algumas dessas células possuem capacidade fagocitária e destroem os invasoresgraças à ação das enzimas de seus lisossomos. Outras células são produtoras de anticorpos, moléculas ativas contra uma grande variedade de agentes infecciosos, como vírus e bactérias.
Nutrição: muitos órgãos do corpo apresentam células dispostas em camadas, e muitas delas encontram-se apoiadas sobre um tecido conjuntivo, do qual recebem oxigênio e nutrientes.
Nutrição: muitos órgãos do corpoapresentam células dispostas em camadas, e muitas delas encontram-se apoiadas sobre um tecido conjuntivo, do qual recebem oxigênio e nutrientes.
Tecido Adiposo: Constitui importante reserva energética, além de atuar como isolante térmico e como amortecedor de choques ao redor de alguns órgãos, como os rins.
Tecido Adiposo: Constitui importante reserva energética, além de atuar como isolante térmico ecomo amortecedor de choques ao redor de alguns órgãos, como os rins.
Tecido Conjuntivo Hematopoiético (ou hemocitopoético): localiza-se na medula dos ossos e são o local de produção das células do sangue. Trata-se da medula óssea vermelha.
Tecido Conjuntivo Hematopoiético (ou hemocitopoético): localiza-se na medula dos ossos e são o local de produção das células do sangue. Trata-se da medula ósseavermelha.
 Tecido Cartilaginoso: possui consistência rígida e elástica. Apresenta algumas funções: manutenção da arquitetura de partes do corpo, como orelhas e nariz; proteção da superfície articular dos ossos; manutenção da abertura das vias aéreas, etc. O interstício do tecido cartilaginoso é a matriz cartilaginosa, rica em colágeno. Suas células são de três tipos: os condrócitos, células...
tracking img