MAPA COMPORTAMENTAL

405 palavras 2 páginas
MAPEAMENTO COMPORTAMENTAL E VISUAL
Local:
Largo do Rosário – Campinas, SP
André Paoliello (134950)
Marina Emy (159886)
Thais Waack (158442)
Data:
18 de novembro de 2014

Horário:
19h – 21h

Adjacências do Largo: o logradouro se situa no centro da cidade de Campinas. É delimitado pela Rua Gal. Osório a norte, pela Avenida Francisco Glicério a oeste, pela Rua Campos Sales a sul, e pela Rua Barão de Jaguara a leste.

1. Análise do espaço

O Largo do Rosário foi percebido pelo grupo como um local de passagem e/ou de breve permanência.
O local é um intermediário entre os principais pontos de embarque e desembarque de ônibus urbano do centro.
Durante o dia, apresenta grande atividade comercial. Há intenso tráfego de automóveis, ônibus e caminhões, gerando altos níveis de ruído.
Notamos que apresenta planejamento paisagístico. Ao seu redor, existem edifícios de muitos andares, a maior parte deles de estilo modernista da segunda metade do século XX. Também existem casas e sobrados mais antigos de menor porte, dois deles tombados por iniciativas municipais de preservação do patrimônio histórico (Solar do Barão de Ataliba Nogueira e Solar do Visconde de Indaiatuba).

2. Análise do comportamento

O comportamento dos transeuntes às vezes se manifestou de maneira repetitiva ou cíclica, desenvolvendo um padrão de ações. Foi observado que muitas pessoas, provenientes de ruas adjacentes e prédios no entorno do Largo, circulam pela praça, sentam-se nos bancos e realizam atividades corriqueiras como falar ao celular, conversar, ler e descansar.
.

O Largo possui quatro bancas de jornal, próximas às calçadas da Rua Barão de Jaguara e Rua Campos Sales, em frente ao Solar do Barão de Ataliba Nogueira, o que faz muitas pessoas circularem pelas proximidades com o objetivo de comprar jornais e revistas. Além delas, existem restaurantes e bares nas ruas ao redor do Largo, que permanecem abertos após o horário comercial. Também há, pelo menos, duas

Relacionados