Mapa 52 semanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GERADOR DE CORRENTE CONTINUA

O gerador de corrente continua e uma maquina de converte energia mecânica em energia elétrica, como exemplos desta maquina temos os dínamos, as pilhas etc. As máquinas ou geradores de CC são compostas basicamente por duas partes: o estator e o rotor.
O estator e a parte fixa nele estão às bobinas de campo com a finalidade de conduzir o campo magnético. O estator éformado por três partes:
* Polos de excitação ou sapatas polares constituídos por condutores que são enrolados sobre o núcleo de chapas de aço laminadas.
* Polo de comutação tem por função evitar o deslocamento da linha neutra em carga e reduzir os possíveis centelhamento localizado na região interpolar e por eles passando a corrente da armadura.
* Conjunto porta escova ficalocalizado as escovas constituídas de material condutor onde e realizada a ligação elétrica entre a armadura e o exterior.
O rotor e a parte móvel onde abriga as bobinas ligadas ao comutador formadas pelas seguintes partes:
* Induzido ou armadura localizado dentro do estator sendo mais utilizado do tipo tambor E constituído por chapas de aço laminadas em cujas ranchuras se acomoda o enrolamento;
*Comutador constituído por lâminas de cobre isoladas uma das outra por lâminas de mica; sua função é transferir a energia do enrolamento da armadura para o exterior;
* Eixo é o elemento que transmite a potência mecânica convertida pela máquina.

Principio de funcionamento do gerador de corrente continua

O principio de funcionamento do gerador de corrente continua baseia-se na induçãoeletromagnética, ou seja, quando um condutor elétrico é submetido a um campo magnético, surge no condutor uma tensão induzida. Além disso, a magnitude dessa tensão induzida é diretamente proporciona-la intensidade do fluxo magnético e à taxa de sua variação. O gerador de CC funciona segundo esses dois princípios. Assim, ao ser girado com velocidade (n), o induzido (rotor) faz os condutores cortarem aslinhas de força magnética que formam o campo de excitação do gerador CC.

Nos condutores da armadura aparece, então, uma força eletromotriz induzida. Essa força depende da velocidade de rotação (n) e do número de linhas magnéticas que tais condutores irão cortar, ou do fluxo magnético por polo do gerador.

Classificação dos geradores de corrente continua

Os geradores de corrente continuasão classificados de acordo com o tipo de ligação (excitação) para a alimentação de suas bobinas de campo. Assim temos:
* Geradores de CC com excitação independente são alimentados de uma fonte externa;
* Geradores com auto excitação quando a alimentação se origina do próprio gerador;
No gerador de CC independente as bobinas de campo são construídas por varias expiras de fiosrelativamente finos e são alimentadas por fonte externa.

Quando este gerador esta em seu funcionamento mesmo que não haja excitação aparece uma força eletromotriz (fem). Possuindo um pequeno valor por causa do magnetismo residual.
Durante a excitação progressiva do gerador de CC há um aumento também progressivo do fluxo magnético. Obviamente sua tensão gerada eleva-se gradualmente ate que hajaa saturação magnética, consequentemente o acréscimo da corrente excitadora não aumenta o fluxo magnético.
Quando o gerador esta em carga sua tensão fornecida é amenizada por causa de três fatores dentre eles estão:
Resistência do enrolamento do induzido;
Resistência de contato nas escovas;
Diminuição do fluxo indutor pela reação do induzido.
No caso destes geradores para se mantiver tensãoconstante a cada aumento de carga e necessário que haja um aumento da excitação sendo automático ou manual. Um exemplo verdadeiro disto é o dínamo de automóvel
No gerador de CC auto excitação suas bobinas são ligadas ao induzido realizando automaticamente a sua alimentação.

Tipos de geradores de corrente continua

Conforme o tipo de ligação entre as bobinas de campo e o induzido, os...
tracking img