Mao tse tung e a china

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A China pré-revolucionária, Tinha uma economia agrícola e com produtos supérfluos produzidos artesanalmente(porcelana,nanquim, sedas), que concorriam em desvantagem com os produtos industrializadosdas potências industriais européias . Após a guerra do ópio, a decadência chinesa se iniciou, sofrendo a imposição dos tratados desiguais por diversas potências, como Estados Unidos, Japão e França. Aimpotência do governo chinês sobre as imposições, provocaram movimentos xenófobos como a Revolta dos Taipings(1851-1864) e dos Boxeres (1900-1901), que foram massacrados pelos invasores.
Em 1905 foifundando o Kuomintang (Partido Nacional do Povo), pelo medico Sun Yat-Sen , que em 1912 derrubou Pu Yi, o último imperador chinês e em 1912 foi fundado o Partido Comunista Chinês, por Mao Tsé-Tung,Chou EnLai e o general Chu Thé e ambos conviveram pacificamente por algum tempo.
Após a 2ª Guerra mundial, o PCC, conquistou grandes cidades na china e em 1º de outubro de 1949, fundaram a Repúblicapopular da china, Mao assumiu um país efetivamente atrasado industrial e economicamente, e em 1953, seguindo modelos soviéticos, instaurou planos qüinqüenais, mas o país não cresceu no ritmo desejado.Tentando resolver os problemas do país, se utilizando da ideologia revolucionária, em 1958 lançou o “Grande Salto à frente” com o intuito de industrializar o país. Mas essa política revelou-sedesastrosa, matando de fome cerca de 20 milhões de chineses. criou comunas populares que substituíram às cooperativas agrícolas, pequenas siderúrgicas nas aldeias camponesas para a produção de aço. Maoplanejava ter um crescimento de 75% e que a renda nacional cresceria 50%, mas na realidade, devido a péssimas colheitas e a também péssima qualidade do aço, o crescimento industrial não atingiu 20%.Após um breve período, Mao em um plano secundário, promoveu a Revolução Cultural (1966-1976) onde mobilizou a população contra as velhas lideranças do partido comunista chinês. E nesse mesmo período,...
tracking img