Manutenção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSMISSÃO

DE

CALOR

Nome: Rafael José dos Santos Brandão
Turma: EM1 Numero: 38

TRANSMISSÃO DE CALOR

Em certas situações, mesmo não havendo ocontato físico entre os corpos, é possível sentir que algo está mais quente. Como quando se chega perto do fogo de uma lareira. Assim, concluímos que de alguma forma o calor emana desses corpos "maisquentes" podendo se propagar de diversas maneiras. Como já vimos anteriormente, o fluxo de calor acontece no sentido da maior para a menor temperatura.
Este trânsito de energia térmica pode acontecerpelas seguintes maneiras:
* Condução;
* Convecção;
* Irradiação.
FLUXO DE CALOR
Para que um corpo seja aquecido, normalmente, usa-se uma fonte térmica de potência constante, ou seja, umafonte capaz de fornecer uma quantidade de calor por unidade de tempo.
Definimos fluxo de calor (Φ) que a fonte fornece de maneira constante como o quociente entre a quantidade de calor (Q) e ointervalo de tempo de exposição (Δt):

Sendo a unidade adotada para fluxo de calor, no sistema internacional, o Watt (W), que corresponde a Joule por segundo, embora também sejam muito usada aunidade caloria/segundo (cal/s) e seus múltiplos: caloria/minuto (cal/min) e quilocaloria/segundo (kcal/s).
Exemplo:
Uma fonte de potência constante igual a 100 w é utilizada para aumentar a temperatura 100gde mercúrio 30°C. Sendo o calor específico do mercúrio 0,033cal/g.°C e 1cal=4,186J, quanto tempo à fonte demora em realizar este aquecimento?

Aplicando a equação do fluxo de calor:

CONDUÇÃOTÉRMICA
É a situação em que o calor se propaga através de um "condutor". Ou seja, apesar de não estar em contato direto com a fonte de calor um corpo pode ser modificar sua energia térmica se houvercondução de calor por outro corpo, ou por outra parte do mesmo corpo.
Por exemplo, enquanto cozinha-se algo se deixar uma colher encostada na panela, que está sobre o fogo, depois de um tempo ela...
tracking img