Manutenção produtiva total

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Manutenção Produtiva Total ( TPM )
O ambiente competitivo atual exige das empresas uma busca constante de melhoria em todos os aspectos. As empresas industriais, em particular, necessitam garantir que a manufatura tenha um desempenho acima dos concorrentes, aperfeiçoando seus métodos de lidar com o homem, com a máquina e com os demais recursos. A manutenção produtiva total é uma técnica demanutenção, com objetivo de maximizar a vida útil do equipamento pelo acompanhamento direto do operador dela que é a pessoa apta para avaliar as condições do equipamento (uma vez é ele que a opera). Para que a manutenção produtiva total seja eficaz, não só é necessário o envolvimento dos operadores, mas também o envolvimento de toda a alta gerência para que o programa seja bem sucedido. Sendoprincipal foco da TPM a quebra zero, são necessários treinamentos para os operadores para eles desenvolverem habilidades e usar a criatividade que eles possuem para a solução de problemas, ou melhoria do equipamento e que seja criado o sentimento que aquele equipamento pertence eles e que eles devam cuidar muito bem deles.

A manutenção produtiva total, designada abreviadamente por TPM, é o conjunto deatividades onde mantém o compromisso voltado para o resultado. Sua excelência está em atingir a máxima eficiência do sistema de produção, maximizar o ciclo total de vida útil dos equipamentos aproveitando todos os recursos existentes buscando perda zero. É o conceito mais moderno de manutenção. A TPM exige a participação de todos os elementos da cadeia operativa, desde o operador do equipamento,passando pelos elementos da manutenção e pelas chefias intermédias, até aos níveis superiores de gestão.

A origem da TPM:

A manutenção preventiva teve sua origem nos Estados Unidos e foi introduzida no Japão em 1950. Até então, a indústria japonesa trabalhava apenas com o conceito de manutenção corretiva, após a falha da máquina ou equipamento. Isso representava um custo e um obstáculopara a melhoria da qualidade. A primeira indústria japonesa a aplicar e obter os efeitos do conceito de manutenção preventiva, também chamada de PM (preventive maintenance) foi a Toa Nenryo Kogyo, em 1951. São dessa época as primeiras discussões a respeito da importância da manutenibilidade e suas conseqüências para o trabalho de manutenção. Em 1960, ocorre o reconhecimento da importância damanutenibilidade e da confiabilidade como sendo pontos-chave para a melhoria da eficiência das empresas. Surgiu, assim, a manutenção preventiva, ou seja, o enfoque da manutenção passou a ser o de confiança no setor produtivo quanto à qualidade do serviço de manutenção realizado.
Na busca de maior eficiência da manutenção produtiva, por meio de um sistema compreensivo, baseado no respeito individual e natotal participação dos empregados, surgiu a TPM em 1970, no Japão. Nessa época era comum: avanço na automação industrial; busca em termos da melhoria da qualidade; aumento da concorrência empresarial; emprego do sistema just-in-time; maior consciência de preservação ambiental e conservação de energia; dificuldades de recrutamento de mão-de-obra para trabalhos considerados sujos, pesados ouperigosos; aumento da gestão participativa e surgimento do operário polivalente.
Todas essas ocorrências contribuíram para o aparecimento da TPM. A empresa usuária da máquina se preocupava em valorizar e manter o seu patrimônio, pensando em termos de custo do ciclo de vida da máquina ou equipamento. 
A meta do TPM consiste então em aumentar a eficiência da planta e do equipamento. Para tanto o TPMutiliza-se a manutenção autônoma, onde os próprios operários desenvolvem rotinas de inspeção, lubrificação e limpeza. Padrões de limpeza e lubrificação são utilizados em um desenvolvimento na capacidade de operador em encontrar e resolver anomalias.
Na implantação do TPM, deve-se ter a devida atenção quanto aos preparativos e à criação das condições necessárias para sua implantação, pois...
tracking img