Manutenção corretiva

Páginas: 19 (4518 palavras) Publicado: 31 de março de 2011
FACULDADE SATC
TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
PROFESSOR: GILBERTO DA SILVA
ALUNOS:
DONATO DAMIN
HEDER LUIZ CERON

MANUTENÇÃO ELÉTRICA
MANUTENÇÃO CORRETIVA

CRICIUMA DIA 10 DE MARÇO DE 2011

INTRODUÇÃO

Com a globalização da economia, a meta para todas as empresas hoje é alcançar a qualidade total em serviços prestados, produtos produzidos sem deixar de lado o gerenciamentoambiental.
A qualidade do processo depende, entre outros fatores, da manutenção, uma vez que esta tem influência na disponibilidade das máquinas. Isto pode aumentar a competitividade, lucratividade, satisfação dos clientes e proporcionar produtos com defeito zero. Os custos de manutenção correspondem à parte principal dos custos operacionais totais de todas as plantas industriais de manufatura ede produção.
Se a empresa não tiver um bom programa de manutenção, os prejuízos serão inevitáveis, pois máquinas com defeitos ou quebradas causarão diminuição ou interrupção da produção; atrasos nas entregas; perdas financeiras; aumento dos custos.
Com isso este trabalho apresenta algumas informações sobre um tipo de manutenção muito comum nas empresas a Manutenção corretiva, aquela que atuano momento em que ocorre a falha, ou seja, dano do equipamento, conseqüentemente levando assim a parada de produção.
Mas com o passar do tempo este tipo de manutenção vem sendo menos utilizado, ou melhor dizendo utilizando este processo em equipamentos, conjuntos mecânicos e elétricos que não são os “gargalos” de uma linha de produção.
A manutenção preventiva e preditiva, junto com produtivatotal vem mostrando a forma mais eficaz e segura de se manter os equipamentos em condições boas de trabalho.

CONCEITO DE MANUTENÇÃO

Podemos definir como manutenção como um conjunto de cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de máquinas e equipamentos, esses cuidados envolvem conservação, adequação, substituição e prevenção.
De modo geral a manutenção tem doisobjetivos:
* Manter o equipamento em condições de pleno funcionamento.
* Prevenir prováveis falhas ou quebra dos elementos e componentes desses equipamentos.
A manutenção ideal é aquela que permite alta disponibilidade dos equipamentos para o trabalho e a um custo adequado.

MELHORIA DOS EQUIPAMENTOS
Sempre existe um modo melhor de fazer as coisas. A melhoria contínua, também conhecidapor kaizen, deve ser uma preocupação constante das organizações e das pessoas.
Essa melhoria atinge os métodos, processos, pessoas, ferramentas, máquinas, enfim tudo que se relaciona com as nossas atividades no dia a dia. A busca da melhoria tem que estar baseada nos indicadores de manutenção.
Para que a empresa atinja a excelência é necessária a melhoria em todas as áreas e isso só seráobtido pelo engajamento e colaboração de toda a equipe. A parceria operação manutenção é fundamental nesse caminho e pode se dar através da formação de times em áreas específicas que podem ser utilizados para análise conjunta de: falhas, problemas crônicos, desempenho de equipamentos, planejamento de serviços e até na programação diária.
Essa prática promove, em conseqüência:
* Maior integraçãoentre o pessoal
* Alto envolvimento no resultado final
* Maior compreensão, mútua, dos problemas e dificuldades
* Respostas mais rápida na solução de problemas
* Desenvolvimento de uma cultura aberta e honesta entre a operação / produção e a manutenção.

Com as realizações de manutenções freqüentes em equipamentos elétricos e mecânicos, fica assim fácil de observar as falhasfreqüentes que os mesmos possuem e com isso realizar melhorias tanto nesses equipamentos quanto no processo de realização da atividade.
As melhorias nos equipamentos visam tanto a diminuição de custos quanto as horas paradas devido a quebra do equipamento. O processo de melhoria envolve o grupo todo da manutenção que decide e analisa qual a melhor forma de realizar esta melhoria.


GESTÃO DE...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • manutenção corretiva
  • Manutenção corretiva
  • manutençao corretiva
  • Manutenção Corretiva
  • manutençao corretiva
  • MANUTENÇÃO CORRETIVA
  • O que é manutenção corretiva
  • Manutenção corretiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!