Manuseio de materiais esterilizados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O grande número de pacientes que adquirem infecções durante sua permanência hospitalar é extremamente preocupante para os profissionais da saúde. Segundo o Ministério da Saúde, assepsia é o processo pelo qual se consegue afastar os germes patogênicos de determinados locais ou objetos. Para diminuir o risco de uma infecção é fundamental a aplicação das técnicas de assepsia médica ecirúrgica por todos que atuam no ambiente hospitalar.













SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………..8

2. CENTRO CIRÚRGICO..………………………………………………………………… 9

3. CME – CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO……………………………..10

4. FARMÁCIA E SUPRIMENTOS…………………………………………………………

5. MATERIAL ESTERILIZADO…………………………………………………………….

6. ABERTURA DEPACOTES……………………………………………………………..

7. PARAMENTAÇÃO CIRURGICA……………………………………………………….

8. CONCLUSÃO…………………………………………………………………………….

9. BIBLIOGRAFIA……………………………………………………………………………




INTRODUÇÃO

Manuseio de material esterilizado, abertura de pacotes e paramentação cirúrgica, visa orientar quanto as técnicas assépticas utilizadas durante o procedimento cirúrgico em auxílio a equipe médica.
Não podemos descrever técnicas sem antes conhecer os setores envolvidos noprocesso de preparo, separação e entrega desses materiais para o sucesso do processo cirúrgico.
O processo de esterilização é de suma importância, pois, sem ele não seria possível












CENTRO CIRÚRGICO

Centro Cirúrgico é um lugar especial dentro do hospital, convenientemente preparado segundo um conjunto de requisitos que o tornam apto à prática da cirurgia.
Nele sãorealizadas técnicas estéreis para garantir a segurança do cliente quanto ao controle de infecção.
A unidade de Centro Cirúrgico deve ocupar uma área independente da circulação geral, ficando livre do transito de pessoas e materiais estranhos ao serviço; com mínimo de ruído possível; possibilitando o acesso livre e fácil de pacientes das Unidades de internação, Pronto Socorro e UTI.
Por ser umlocal restrito, o acesso ao público é limitado, ficando restrita a circulação dos profissionais que lá atuam. Para efeito de controle asséptico, o Centro Cirúrgico divide-se em áreas, quais sejam:
Área Irrestrita - os profissionais podem circular livremente por estas áreas com roupas próprias (secretaria, vestiário e corredor de entrada).
Área Semi-restrita – aquela que permite a circulação depessoal e de modo a não intervir nas rotinas de controle e manutenção da assepsia da área restrita. (expurgo, sala de estar e sala de preparo de material).
Área Restrita - além da roupa própria do centro cirúrgico deve ser usada máscaras e gorros conforme normas da unidade e as técnicas assépticas devem ser utilizadas de maneira rigorosa, a fim de diminuir os riscos de infecção (salas de cirurgias,lavabos, sala de recuperação pós-anestésica, sala de depósito, e corredor interno).


CME – CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO

A Central de material esterilizado (CME) – é a unidade destinada à recepção, expurgo, limpeza, descontaminação, preparo, esterilização, guarda e distribuição dos materiais utilizados nas diversas unidades de um estabelecimento de saúde. Pode se localizar dentro oufora da edificação usuária dos materiais.

RECEPÇÃO E EXPURGO

Local destinado a recepção, desinfecção, lavagem e separação de materiais
Área de recepção, separação e descontaminação de materiais
É nessa alhador e em número suficiente para atender a demanda de materiais sujos a serem lavadas, torneiras com disponibilidade de água quente e fria, adaptadas para possibilitar a limpeza detubulações e artigos com lúmen e balcões em aço inoxidável, para propiciar facilidade de limpeza, onde os materiais são depositados para posterior secagem e separação.
É recomendado o uso de equipamentos para a lavagem de artigos, pois efetuam a limpeza e a descontaminação, simultaneamente, substituindo vantajosamente a limpeza manual, pelos riscos...
tracking img