Manuseio de materiais contaminados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Manuseio de Materiais Contaminados
Colaboração: Sérgio Luz

 
Finalidades:
- Evitar a contaminação dos colaboradores e infecção cruzada.
 
Material Necessário:
- E.P.I. (Equipamento de Proteção Individual), 01 Par de luvas de procedimento / 01 par de luvas de borracha / máscara / avental plástico / óculos de proteção.
 
Pré - Execução:
- Arrumar a área de trabalho;
- Lavar as mãos;
-Equipar-se com Equipamento de Proteção Individual.
 
Execução:
- Separar o material a ser manuseado;
- Atentar para a presença de material perfuro cortante;
- Desprezar o material pérfuro cortante em caixa própria;
- Pinças devem ser abertas, com exceção de Bachkaus e Pozzi e encaminhadas para limpeza;
- Acondicionar material contaminado a ser desprezado em sacos plásticos apropriados;
-Desprezar material em local apropriado.
 
Pós - Execução:
- Encaminhar materiais a serem limpos para área de preparo;
- Retirar Equipamentos de Proteção Individual;
- Realizar Desinfecção dos Equipamentos de Proteção Individual (luvas de borracha / avental plástico e óculos) conforme rotina pré-estabelecida;
- Lavar as mãos;
- Realizar anotações se necessário.
 
Avaliação:
- Verificarutilização correta dos equipamentos de proteção individual, de acordo com a área de risco.
 
Riscos / Tomada de Decisão:
- Acidente com pérfuro cortante, por manipulação incorreta do material: comunicar a Chefia para providenciar preenchimento de impresso de acidente com material pérfuro cortante e encaminhamento ao Pronto Socorro, se necessário.

Infecções mais frequentes no meio hospitalarO ambiente hospitalar, apesar das medidas tomadas pelas instituições, é sempre um meio de eleição para a propagação e desenvolvimento de infecções. Ora vejamos, o organismo ( doente ) encontra-se com as defesas diminuídas devido ao seu estado. O ambiente ( hospital ) apresenta logo à partida condições de desenvolvimento patológico devido à sua situação ( estruturais, abrange uma grande população,climatéricas ). O agente ( microorganismo ) só tem que encontrar estes dois elementos ( não necessita de ser endémico, pode ter acesso através de uma visita constipada por exemplo ) e a sua actuação apenas depende das suas condições virulentas. Ou seja, infecção hospitalar, não é nada mais do que toda e qualquer infecção diagnosticada clinicamente, ocorrida no hospital, devido a microorganismos,podendo manifestar-se tanto nos doentes como nos profissionais de Saúde e podendo aparecer fora do meio hospitalar.

Processos infecciosos mais freqüentes

As principais preocupações que deveriam estar na mente dos profissionais de Saúde poderiam resumir-se à prevenção e controlo da infecção hospitalar, quer trabalhem em serviços ambulatórios ou em hospitais. Os doentes internados têm um maiorrisco de adquirirem infecções devido à própria natureza hospitalar. Pois aqui vai-se expor a microorganismos que no seu dia-a-dia não entraria em contacto. por outra perspectiva, estes doentes encontram-se mais enfraquecidos e as suas defesas contra as infecções estão debilitadas. Estima-se que cerca de 5 a 10% dos doentes internados venham a sofrer de infecções durante a sua estadia nainstituição e que não possuíam no momento da admissão. Vamo-nos debruçar na sensibilização da comunidade da Saúde ao longo deste artigo e tentar transmitir algumas considerações que certamente serão úteis no desempenho destes profissionais. São inumeras as infecções que podem ocorrer num meio hospitalar, no entanto vamos apenas abordar um pequeno grupo delas. são as mais frequentes que se podem encontrar emdoentes hospitalizados : 

Infecções respiratórias - ocorrem em cerca de 19% dos casos. É certo que as percentagens de doentes com esta patologia é bem superior, mas já são internados com ela. As suas causas são a flora nosocomial e a flora patogénica do doente. têm uma principal incidência nos doentes com a facha etária compreendida entre os 53 e os 64 anos de idade. São agravadas pelo...
tracking img