Manunten o Preventiva

409 palavras 2 páginas
Trabalho de

Manutenção

Nome: Luis Antonio Nº 27
Existem basicamente três tipos de manutenção:

Manutenção Corretiva
Trata-se de uma manutenção não periódica que variavelmente poderá ocorrer, a mesma possui suas causas em falhas e erros, que equipamentos dispõem nesta instância, trata da correção dos danos atuais e não iminentes.
Este é o tipo mais comum, infelizmente. O equipamento quebra ou deixa de funcionar de acordo com o esperado, aí então se aciona o profissional de manutenção para "dar um jeito" na situação. O interessante é que, aparentemente, os equipamentos quebram quando mais se precisa deles. Por isto, o ideal seria que a manutenção corretiva acontecesse raramente, ou seja, deveria ser realmente um acidente. Para tanto, é preciso caprichar na manutenção preventiva.
Exemplo: A maioria dos usuários só se lembra de consertar seu PC quando ele quebra. Quando isto acontece precisa sair correndo atrás de alguém para recolocar o micro em funcionamento. Este é um exemplo típico de uma Manutenção corretiva, quer dizer, onde o conserto é feito depois de constatado algum defeito.
Manutenção Preventiva
A Manutenção preventiva é um dos tipos de manutenção mais importantes dentro de uma planta industrial e que requer esforços de planejamento e treinamento das equipes especializadas, sempre com o intuito de manter os equipamentos na mais extrema disponibilidade.
Manutenção preventiva é uma manutenção planejada que previne a ocorrência corretiva. Os programas mais constantes da manutenção preventiva são: reparos, lubrificação, ajustes, recondicionamentos de máquinas para toda a planta industrial. O denominador comum para todos estes programas de manutenção preventiva é o planejamento da manutenção X tempo.
Os procedimentos de manutenção são capazes de diminuir os custos e ainda aumentar a lucratividade da empresa.
Manutenção Preditiva
É o acompanhamento periódico dos equipamentos, baseado na análise de dados coletados através de monitoração ou

Relacionados