Manuel alegre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Profissional Atlântico
Ano Lectivo 2011/2012
Disciplina Português

Manuel Alegre

Trabalho efectuado por:
David Alexandre Gomes Figueira
Número: 4
Turma: T.I.G.-F
Índice

Introdução 3
A vida de Manuel Alegre 4
Estilo poético 5
Poema 6
Análise do poema 7
Estrutura externa: 7
Estrutura interna: 7
Analise do Poema: 7
Conclusão 8

Introdução

Neste trabalhoproposto pela professora de português, Sandra pereira, para analisar um poeta, foi me sorteado o poeta e politico, Manuel Alegre. Irei falar um pouco da vida de Manuel Alegre, antes de ser poeta, as desavenças ocorridas antes do 25 de Abril e da sua libertação. Irei também analisar o poema intitulado: “Portugal em Paris”, vou analisa-lo e estuda-lo.
A vida de Manuel Alegre

Nasceu a 12 de Maio de1936 em Águeda. Filho de Francisco José de Faria e Melo Ferreira Duarte e de Maria Manuela Alegre de Melo Duarte, vindo de famílias com referências na política e no desporto estudou Direito na Universidade de Coimbra, onde foi um activo dirigente estudantil. Apoiou a candidatura do General Humberto Delgado. Foi fundador do CITAC (Centro de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra) foi tambémcampeão nacional de natação e atleta internacional da Associação Académica de Coimbra. Dirigiu o jornal “A Briosa”, foi redactor da revista “Vértice” e colaborador de “Via Latina”.
Em 1961 é chamado para o serviço militar, sendo colocado nos Açores, onde tenta uma ocupação da ilha de S. Miguel, com Melo Antunes. Em 1962 é mobilizado para Angola, onde dirige uma tentativa pioneira de revolta militar.É preso em 1963 pela PIDE em Luanda durante 6 meses. Na cadeia conhece escritores angolanos como Luandino Vieira, António Jacinto e António Cardoso. Colocado com residência fixa em Coimbra, acaba por passar à clandestinidade e sair para o exílio em 1964. Durante o exílio em Argel, Manuel Alegre da Frente Patriótica de Libertação Nacional e aos microfones da emissora “A Voz da Liberdade”, a sua vozconverte-se num símbolo de resistência e liberdade. Entretanto, surgem os dois primeiros livros, Praça da Canção (1965) e O Canto e as Armas (1967) no entanto seriam apreendidos censura, mas passariam de mão em mão em cópias clandestinas. Após o 25 de Abril regressa finalmente a Portugal em 2 de Maio de 1974.
A sua vida política começa com a entrada no Partido Socialista onde, ao lado de MárioSoares, promove as grandes mobilizações populares que permitem a consolidação da democracia e a aprovação da Constituição de 1976. Estreia-se como deputado na Assembleia Constituinte. É deputado à Assembleia da República a partir de 1976, integrando também o I Governo Constitucional. A sua vida de politica dura 34 anos.

Estilo poético

A poesia de Manuel Alegre insere-se no estilo dopoeta-cidadão, aquele que se preocupa com o destino do país. E isso vem já dos seus começos, como logo o dá entender o título da sua primeira colectânea poética, Praça da Canção. Essa condição de poeta preocupado com o País manifesta-se de várias maneiras, uma das quais, e das mais persistentes, passa por uma leitura da História que tem sempre em conta as exigências do presente. Assim, quando no livro deestreia o poeta dá a voz ao Manuelinho para se dirigir a Miguel de Vasconcelos, o leitor percebe facilmente que o destinatário da carta não é outro senão Salazar: “E tu que do País fizeste a triste cela tu que te fechas em teu próprio cativeiro tu saberás que a Pátria não se vende e em cada peito em cada olhar se acende este vento este fogo de lutar por ela.” (Manuel Alegre, Obra Poética, 1999, p.84.)
O projecto poético de Manuel Alegre incluiu sempre o desejo de conciliar ética e estética. Daí que, desde há muito, lhe seja cara uma figura como a do Infante D. Pedro e a este dedicou uma das secções do livro Atlântico, de 1981, em que o celebra como exemplo de dignidade, de inteireza, e de destemor perante o «risco» e o «perigo»

-------------------------------------------------...
tracking img