Manual proteus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 100 (24901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Este documento é um tutorial, isto é, deve ser exercitado e não apenas lido, este documento foi planejado passo a passo para deixá-lo apto a operar seu fotolite em toda sua plenitude num tempo de aproximadamente 2 horas.
O presente software que você esta prestes a dominar, trata-se do programa mais potente e assim mesmo muito fácil de se usar.
O presente software é um poderoso roteadorautomático e gerador de fotolito de alta precisão para ser usado no processo fotográfico de transferência.
As operações para confecção de uma placa de circuito impresso, são as seguintes:

CRIAR CONTORNO DA PLACA.
COLOCAÇÃO DE COMPONENTES.
MARCANDO LIGAÇÕES. (NET LIST INSTANTÂNEA)
INVOCANDO O ROTEADOR AUTOMÁTICO.
POSSÍVEL ROTEAMENTO (EDIÇÃO MANUAL).

ROTEAMENTO AUTOMÁTICO

Oroteador inteligente do seu fotolite, mesmo roteando em uma só face, o que é muito difícil de fazer, pode chegar a níveis de 80 por cento de execução, o restante pode ser feito por roteamento manual, ou melhorando o posicionamento dos componentes, de qualquer forma, estude bem a parte de edição manual para poder interferir no roteamento feito pelo computador.

.Uma das coisas mais estafantes de ser fazer é rotear manualmente uma placa, além de ser cansativo, o aspecto do traçado pode não ser profissional. Felizmente no fotolite você não terá esse trabalho, pois o fotolite tem um roteador on board que faz do roteamento automático algo bem simples.
Olhando a figura acima temos componentes marcados com ligações para serem roteadas automaticamente,após a placa roteada, você verá o aspecto profissional das trilhas.

FAZENDO O CONTORNO DA PLACA

Antes de fazermos o contorno da placa, escolha o sistema métrico, clicando no menu display, em seguida, na opção metric.
O fotolite tem uma camada especial chamada de board edge. Esta camada é utilizada para registrar as dimensões da placa.
Temos que adicionar a camada (layer = camada) board edgepara fazermos o contorno da placa.



Selecione o ícone GRAPHICS MODE (segundo ícone da segunda fileira) e em seguida o ícone BOX (segundo ícone da primeira fileira)

Selecione o ícone GRAPHICS MODE (terceiro ícone da terceira fileira) e em seguida,



O ícone BOX (segundo ícone da primeira fileira).
Colocando o mouse sobre a marca de origem, e apertando o lado direito do mouse emantendo-o apertado, arraste para cima, até as coordenadas (0,50,000), em seguida arraste o mouse para a direita até as coordenadas (050,050) e finalmente para baixo até as coordenadas (000,050) libere o botão do mouse.
Você acabou de desenhar um quadrado de 5x5 cm.
O comando zoom, teclas de F5 até F12, servem para distanciarmos ou aproximarmos a imagem sendo que a tecla F12 faz a placa ocupar a telainteira. Clique F12.

Você já pode notar que a nossa placa ocupa a tela toda e que ela está cheia de pontos eqüidistantes, esses pontos se chamam Grid visual, eles nos facilitam o traçado e o alinhamento do nosso desenho. Escolha a tecla F3 para uma grade de 1 em 1 mm. Os valores das grades estão armazenados nas teclas F1, F2, F3 e F4 e podem ser alterados pelo comando SYSTEM SET UP GRID.
OFOTOLITE tem uma camada especial chamada BOARD EDGE, nesta camada o programa registra as dimensões da placa para orientar o roteador.

COLOCANDO COMPONENTES

Antes de começar a colocar os componentes, devemos mudar o layer de trabalho para TOP COPPER.
Clique no selecionador de camadas no canto inferior esquerdo e escolha TOP COPPER.
Novamente o quadro de mudança de layer de trabalho está natela, usando as setas selecione TOP COPPER, e Tecle ENTER.

O Fotolite tem vários componentes arquivados em Bibliotecas (LIBRARIES), com o comando para colocar componentes acessaremos tais componentes e os colocaremos na placa.

COLOCAÇÃO DE COMPONENTES



Clique no ícone PLACEMENT E ROUTING MODE (o segundo ícone da primeira fileira) Em seguida, clique em EDITING PACKAGE PLACEMENT...
tracking img