Manual pratico de monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 127 (31523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MANUAL PRÁTICO DE METODOLOGIA DA PESQUISA
Com ênfase em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

MONOGRAFIA e ARTIGO CIENTÍFICO

Professores:

Ms. Arnaldo

Magalhães Esp. Efigênia Pereira

Rio de Janeiro - 2.008 www.apmconsulting.com.br

2 MAGALHÃES, Arnaldo ; PEREIRA, Efigênia; . Rio de Janeiro – RJ. 2008 páginas

3

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2 DICAS E CONSELHOS PARA A ELABORAÇÃODE TCCs 2.1 Quantas páginas? 2.2 Posso aproveitar o meu trabalho da graduação? 2.3 Meio, fim e começo 3 ORIENTAÇÃO DOS TCCs 3.1 Orientação metodológica 3.2 Orientação acadêmica 4 MONOGRAFIA 4.1 Projeto de monografia 4.2 Normas para a referenciação bibliográfica 4.3 Elaborando a monografia 4.4 Regras gerais de apresentação para trabalhos acadêmicos 4.5 Citações em documentos 4.6 Notas de rodapé 5ARTIGO CIENTÍFICO 5.1 Elaborando o artigo científico 5.2 Exemplo de projeto de artigo científico

6 FORMATAÇÃO DE DOCUMENTOS NO APLICATIVO O WORD 7 EXEMPLOS COMPLETOS DE TCCs 7.1 Projeto de monografia 7.2 Monografia 7.3 Projeto de artigo científico 7.4 Artigo científico

4

1 INTRODUÇÃO
Findo o desafio de concluir um curso de pós-graduação, obtendo notas e a presença mínimas em todas asdisciplinas, falta, para cumprimento do que exige a Resolução do Conselho Nacional de Educação CNE/CES no 1 de 8 de junho de 2007, que estabelece as normas para os cursos de pós-graduação, a elaboração e entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que pode ser uma monografia ou artigo científico, entre outros.

Estes trabalhos acadêmicos devem ser elaborados dentro das normas estabelecidas pelaAssociação Brasileira de Norma Técnicas (ABNT), já que estarão sujeitos a servir de fonte de consulta para futuras pesquisas e pesquisadores.

Para que se entenda melhor, veja o seguinte fluxograma:

Pós - Graduação

Lato Sensu

Strictu Sensu

Especialização
ou

Mestrado
Dissertação

MBA

Doutorado

Monografia Artigo Científico
Outros

Tese

5 Na pós-graduação latosensu, mais especificamente a especialização (nome mais comum) ou o que é chamado de MBA (nome americanizado, que se refere a curso de pósgraduação em gestão) o TCC deverá ser escolhido a critério da coordenação acadêmica do curso entre monografia, artigo científico ou estudo de caso (também conhecido pelo o nome americano de case).

Sabemos que muitas pessoas leigas não entendem assim, mas os cursosde mestrado e doutorado também são uma pós-graduação. Na verdade tudo o que estudamos após a graduação de forma ordenada, e atendendo aos requisitos estabelecidos pelas autoridades responsáveis pelo ensino, é uma pós-graduação.

No caso do mestrado e do doutorado, a grande diferença está no TCC, que no Mestrado chama-se dissertação – e deve ser, obrigatoriamente, defendida diante de uma banca –e no doutorado, tese – também defendido em banca, mas com o diferencial de que tal trabalho precisa ser revestido de ineditismo.

Após este breve relato sobre cursos de pós-graduação e seus TCCs, voltemos aos nossos assuntos principais que são a monografia e o artigo científico.

É muito importante enfatizar que trabalhos acadêmicos cinentíficos servem de base para pesquisas, não só naelaboração de dissertações de mestrado, mas, também, na elaboração de teses, requisito necessário para a titulação de doutor. Esses trabalhos acadêmicos, no entanto, precisam respeitar os requisitos exigidos pela ABNT e demonstrarem credibilidade, caso contrário serão imediatamente descartados pelos pesquisadores.

Neste caso, além de verificar através da introdução e do sumário o desenvolvimento dotrabalho, o pesquisador procura verificar se as normas inerentes às formalidades mínimas exigidas foram observadas.

Não podemos esquecer também de mencionar que a referência bibliográfica é um componente muito importante, já que demonstra o quanto de pesquisa foi dispendida na elaboração do trabalho.

6 No que isso tudo é importante? A importância reside no fato de que o aluno começa a ter...
tracking img