Manual geral AtomBI

1781 palavras 8 páginas
Manual de Utilização do Atom BI

Um sistema de ERP faz o gerenciamento de todos os processos operacionais da empresa e de forma integrada. Uma das funções do ERP é fazer o processamento da folha de pagamento, ter cadastro de funcionários, além de registrar todas as admissões, demissões, horas extras, valores e todos os dados referentes ao RH. Para dar suporte às tomadas de decisões, entram os sistemas de BI e EIS, que utilizam os dados dos ERPs e formatam os dados de uma maneira mais apropriada para os gestores conseguirem fazer a análise dos dados de forma mais rápida e eficiente.
Neste manual, vamos simular a integração dos dados de um ERP com um BI, utilizando um software que se encontra disponível na Nuvem1, chamado Atom BI.
O processo completo de migração dos dados do ERP para o Atom BI é mostrado na Figura 1 abaixo. Figura 1 - Migração do ERP para o BI

Fonte: ATOM SI, 2014. Disponível em <http://www.atomsail.com/pt/consultoria-businessintelligence-integracao-visualizacao-de-dados-saas-atomsail.php>. Acesso em: 18 mar. 2014.

1

O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados.

Vamos usar aqui o software de BI chamado Atom BI.
A origem dos dados utilizadas nesse software pode ser um ERP, uma base data warehouse, ou mesmo algum arquivo excel com dados em formato de indicadores. Após o processo de Carga de Dados, os dados são encaminhados para o banco de dados do Atom BI, que fica na Nuvem.
Em nosso exercício descrito neste manual, vamos utilizar uma base de dados de Recursos
Humanos já existentes no Atom BI.
Siga os passos a seguir para realizar esse exercício:

1 – Acesse a seguinte URL: <https://atombi.atomsail.com/authService/login?locale=pt>

2 – Na tela que surgir, a qual será igual a da imagem seguinte, clique em “Cadastre-se agora”, conforme indicado na seta vermelha na imagem a seguir.

3 - Em seguida, preencha

Relacionados