Manual do usuario de ar condicionado split art cool lg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO TEOLÓGICA - IFETE

RAIMUNDA TEIXEIRA DO SANTO

PADRE CÍCERO COMO SIMBOLO DA DEVOÇÃO E FÉ NO CEARÁ

NOVA RUSSAS - Ceará
2013

RESUMO

O presente trabalho de cunho científico tem o objetivo principal mostrar que este artigo de pesquisa analisando sucintamente a desenvoltura gerada pela religião católica e a devoção em Padre Cícero no Ceará, aborda atrajetória histórica da relação da fé no nosso estado, com prováveis reflexos em nossa região e na sociedade atual. Espero que, por meio deste trabalho, possa contribuir para a importante discussão e reflexão acerca do tema e suas demais ramificações. Não podemos conceber o estudo da religiosidade sem uma noção de cidadania, por mais primitiva que seja, dado o fato de a religião ser somente mais umaspecto da vida social, localizada num panorama mais geral ou global.

INTRODUÇÃO

A definição de religião e símbolo é muito complexa e estão entrelaçadas, pois como o símbolo está presente na religião e a religião está presente no símbolo, torna-se necessário conceituá-los separadamente, mas apenas para uma melhor compreensão do que seria cada uma, ou seja, a religião em si e o símbolo em si.A religião deixa marcas na vida das pessoas.
Quando se acredita em uma religião, seja qual for, tem-se a idéia de que existe um “paraíso” esperando por nós num mundo metafísico.
Um dos maiores santos de devoção popular no Brasil principalmente no Nordeste, Padre Cícero Romão Batista foi e continua sendo um personagem capaz de suscitar muitas polêmicas dentro da Igreja Católica e no meioacadêmico brasileiro.
É objeto de diversas pesquisas e sua vida suscita as mais diferentes interpretações. Inserindo-nos dentro do universo de estudos e debates acadêmicos que tem Padre Cícero e sua devoção como temática.
Pe. Cícero tornou-se um grande líder religioso no Brasil das primeiras décadas do século XX. Interessa-nos também compreender como se desenvolveu a relação de Padre Cícero com seusseguidores – usualmente conhecidos como romeiros ou afilhados – pelos quais passou a ser tratado como o Padrinho Cícero. A força da religiosidade popular em torno do Padre Cícero é a base de como ocorreu a formação do espaço de Juazeiro do Norte e como se deu a sua significação no sentido religioso, ou seja, como se formou e se tornou espaço sagrado para muitos peregrinos que vão de todos oslugares do Nordeste, Brasil e do mundo.
A fé no Padre Cícero atrai, todos os anos, milhares de fiéis à Juazeiro do Norte. Esses devotos não poupam sacrifícios para render homenagem, pagar promessas e agradecer os milagres recebidos, sendo o Padre Cícero um dos mais fortes atrativos da religiosidade do Nordeste, dando margem à reflexão sobre o simbolismo existente nos santuários de romaria em todanossa região.

PADRE CÍCERO ALCAMADO POR TODOS EM SEU SANTUÁRIO

Juazeiro hoje é uma cidade considerada por muitos como uma “cidade santa”, devido a sua história, que se confunde com a do Padre Cícero.
É um espaço sagrado devido às peregrinações que existem e ocorrem todo ano por parte dos romeiros, que vão para agradecer as graças alcançadas e fazerem promessas para atingir novas metas eobjetivos.
O espaço sagrado é “um campo de forças e de valores que eleva o homem religioso acima de si mesmo, que o transporta para um meio distinto daquele no qual transcorre sua existência” essa visão dos devotos é o que torna essa terra tão abençoada.
Juazeiro do Norte é um espaço sagrado devido à religiosidade existente dentro da cidade e por sua história, sendo considerada como um lugar sagradopor muitos, principalmente pelos romeiros, que buscam transcender sua existência em virtude de crenças em divindades consideradas milagrosas a fim de conseguirem superar suas dificuldades e sobreviverem diante dos problemas sofridos pelos mesmos.
Os romeiros que todo ano vão a Juazeiro, ao subirem a colina do Horto para verem a estátua do Padre Cícero e rezarem aos seus pés, se transportam...
tracking img