Manual do pneu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INFORMAÇÕES TÉCNICAS SOBRE PNEUS

MANUAL TWI

EDIÇÃO 2010

Edição 2010

INFORMAÇÕES TÉCNICAS SOBRE PNEUS

MANUAL TWI

Sindipneus – Sindicato das Empresas de Revenda e Prestação de Serviços de Reforma de Pneus e Similares do Estado de Minas Gerais Diretoria Paulo César Pereira Bitarães Presidente Gláucio Telles Salgado Secretário Dênis Oliveira Tesoureiro Antônio Augusto Da SilvaCosta Diretor de Revendedores Arilton Silva Machado Diretor de Reformadores Wilson Monteiro Navarro Conselho Fiscal Ana Cristina Schuchter Gatti Conselho Fiscal Júlio César G. Lima Conselho Fiscal Henrique Koroth Delegado junto a Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais Aureliano Zanon Delegado junto a Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais Elaboração e colaboradores Autor econsultor técnico – Vanderlei Carvalho Gerente executivo – Ader de Pádua Gerente de comunicação – Mariana Conrado Analista de comunicação – Ruleandson do Carmo Revisão final – Grazielle Ferreira Arte e editoração – In Foco Brasil A reprodução do todo ou parte deste manual é permitida somente com autorização prévia da Sindipneus.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS SOBRE PNEUS
Apresentação Este manual é direcionadoaos agentes de fiscalização de trânsito do estado de Minas Gerais e todos os demais profissionais envolvidos no setor de pneus, que necessitem desenvolver conhecimentos sobre este item de segurança. O conteúdo desse manual trata sobre à avaliação correta do índice de TWI – Tread Wear Indicators – dos pneus, e demais aspectos técnicos que influenciam na manutenção do produto. Os profissionais serãocapacitados a observar o limite estabelecido pela legislação vigente de desgaste do pneu. Esse estudo é de contribuição significativa para a segurança no trânsito, economia e ao meio ambiente.

MANUAL TWI

SUMÁRIO

1. COMO TUDO COMEÇOU...................................................................................................... 2. OPNEU...................................................................................................................................... 2.1. Composição do pneu – Matéria-prima........................................................... 2.2. Borracha natural.................................................................................................. 2.3. Borrachasintética............................................................................................... 3. O SETOR DE REFORMA DE PNEUS NO BRASIL E NO MUNDO............................... 4. ESTRUTURA DOS PNEUS.................................................................................................... 4.1 Pneu com câmara e sem câmara.................................................................... 4.2 Nomenclatura do pneu - Leituralateral.......................................................... 4.2.1 Exemplo de leitura da lateral de um pneu de passeio................. 4.2.2 Exemplo de leitura da lateral de um pneu de carga..................... 4.2.3 Índices de velocidade....................................................................... 4.2.4 Índices de carga................................................................................ 4.2.5 Treadwear,Traction e Temperature................................................. 5. ORIENTAÇÕES SOBRE A VERIFICAÇÃO DAS CONDIÇÕES DOS PNEUS........... 5.1. Sulcos dos pneus e retirada de uso.............................................................. 5.2. Principais fatores que afetam a durabilidade dos pneus......................... 5.2.1. Dicas para se evitar o aquecimento anormal dos pneus...........6. GEOMETRIA VEICULAR....................................................................................................... 6.1. Camber................................................................................................................. 6.2. Cáster.................................................................................................................... 6.3. KPI – King...
tracking img