Manual do analista - sistema de saúde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO

“A informação sempre foi considerada como fator essencial para a sobrevivência do homem que desde os tempos mais remotos tem criado e aprimorado os signos e os significados bem como os seus sistemas para que as informações sejam transmitidas e compreendidas com o máximo de eficiência e eficácia. Para tanto, é necessário que utilizemos de meios e processos comunicativos capazesde suprir essas necessidades, tendo como base a qualidade”[1].
Uma instituição de pronto atendimento não esgota em si toda complexidade de uma instituição hospitalar completa, pois, atende somente casos de urgência e emergência, podendo estender o atendimento para uma internação breve (chamada ‘Observação’) e quando necessário (da não resolução do problema), os encaminha para centros capacitadospara dar prosseguimento ao atendimento.
Nesse contexto, um sistema de informação, automatizado ou não, é vital para uma organização desse nível, que tem no processo de comunicação o seu principal componente. Para tanto, é importante que a comunicação via computador se dê de tal forma, que todas as solicitações feitas por médicos, ou por outras pessoas envolvidas no processo de assistência etratamento imediato (a curto prazo) do paciente, estejam imediatamente disponíveis, compartilhadas de acordo com as configurações de permissões de acesso, para ser incluída no acompanhamento do paciente. A partir dessa definição, torna-se evidente que o compartilhamento das informações e a automação da comunicação dentro de uma unidade de pronto atendimento constituem a chave para o sucesso de suasatividades.
Tendo em vista a necessidade de um sistema capaz de contribuir para fatores como confiabilidade e agilidade das informações e ações neste ambiente, e possibilitar boa gestão com recursos humanos e financeiros limitados é que surgiu a motivação para desenvolver este projeto, e apresentá-lo como trabalho de conclusão de curso.





2 OBJETIVOS

1. – Objetivos Gerais


OSistema para Gerenciamento das Informações do Pronto Socorro, visa integrar o trabalho dos profissionais da instituição de pronto atendimento, através da informatização de grande parte do ciclo de funcionamento de uma organização de pronto atendimento, tornando o processo de recepção ao paciente mais simples e ágil, através de um processo automatizado de armazenamento e busca de informações,auxiliar na gerência através de emissão de diversos relatórios.


2. – Objetivos Específicos


Manter (incluir, alterar, pesquisar e excluir) um cadastro de pacientes com acompanhamento de seus atendimentos, por número de prontuário e data de comparecimento.
Controlar a “dispensação” de medicamentos por setor e com informações como posição do estoque com nível (seguro ou crítico),consumo total e por setor e curva ABC.
Controlar o agendamento de pequenas cirurgias evitando duplicidade de horários marcados e fazendo um controle diário ou periódico da agenda, através de emissão de listas e demais relatórios.
Emitir relatórios para colaborar com o gestor em seus processos decisórios.
Como retaguarda, promover cópia de segurança da informações bem como possibilitarrestauração da mesma.
Implementar um Help para auxílio dos usuários quanto ao uso do software.


3 JUSTIFICATIVA

Diante da verificação da ocorrência contínua dos procedimentos, é clarividente que esses processos podem ser apenas sistematizados, ou protocolizados. Para tanto, criar um sistema é muito importante para abolir o preenchimento manual de fichas de atendimento e a tramitação depapéis, o que irá diminuir a probabilidade de esquecimento, perda dessas informações até mesmo às vezes pela fragilidade do papel, e quando houver necessidades de pesquisas de dados, poderá ser realizada com agilidade e sem dispensar recursos humanos em excesso para execução desta tarefa.
Atentamos que, os diversos controles clínicos feitos manualmente por necessitarem assinatura do profissional...
tracking img